MUNDO CULT
TOTVS Triângulo Mineiro
Fotos Mauro Marques | Divulgação
Conheça quatro empresas do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba que estão usando sistemas digitais TOTVS para driblar dificuldade de crescer, mesmo na pandemia.
A economia brasileira sofreu um choque violento em março. A chegada do novo coronavírus ao país provocou a paralisação das atividades em milhares de empresas, obrigou milhões de pessoas a se adaptarem ao modelo de home office e causou sérias dificuldades em praticamente todos os segmentos de negócios. Segundo o IBGE, 522,7 mil empresas fecharam as portas definitivamente, em todo o território brasileiro em função da pandemia, e a FGV estima uma queda de 11,2% no PIB no segundo trimestre. Apesar de tudo, há quem tenha transformado a crise em oportunidade. Com espírito empreendedor e capacidade de adaptação, algumas empresas conseguiram a façanha de prosperar em um cenário extremamente adverso. Além de uma visão extremamente apurada dos negócios, essas organizações têm algo em comum: usam a tecnologia de forma inteligente para criar alternativas mais eficientes de gestão financeira, descobrir novos mercados, melhorar a experiência de seus clientes e atender ao público, mesmo quando isso parecia impossível. E todas elas contam com a parceria da TOTVS, maior empresa de tecnologia do Brasil, para transformar seus projetos em realidade. “Mantivemos a segurança do nosso time, trabalhando em home office, sem cortes salariais e abrimos novos canais para atender à demanda dos clientes que buscavam meios de avançar na transformação digital para enfrentar este novo cenário”, explica Marcílio Otoni, diretor da TOTVS Triângulo Mineiro. “Mapeamos oportunidades em diversos setores e cadeias produtivas, oferecendo ferramentas tecnológicas que permitissem explorar oportunidades no período de pandemia e pós-pandemia, como plataformas de comércio eletrônico, sistemas de CRM, entre outros”, observa Marcílio.
A estratégia funcionou e não apenas impulsionou as vendas da TOTVS, como ajudou a empresa a alavancar negócios nos mais diversos setores, como o agronegócio. Com isso, a Cooprata, tradicional cooperativa agropecuária do Triângulo Mineiro, superou a pandemia e realizou sua tradicional feira agropecuária, pela primeira vez, em formato virtual. E todos os negócios e contratos fechados durante o evento foram gerenciados de forma eficiente por plataformas tecnológicas inteligentes da TOTVS. A tecnologia acessível foi o que viabilizou a ação. Outro bom exemplo é a Distribuidora Castronaves, fornecedora de suprimentos para empresas e escritórios, que não apenas enfrentou os impactos da crise, como se adaptou e passou a vender seus produtos em 400 novas cidades do país, graças a uma inteligente estratégia de omnichannel, com base nas plataformas de comércio eletrônico VTEX, comercializadas pela TOTVS. Já a Gelth Sistemas Eletrônicos, de Belo Horizonte, descobriu no TOTVS Antecipa uma ferramenta eficiente para aprimorar sua gestão financeira, sem a burocracia dos bancos tradicionais, e como a FGW passou a oferecer um modelo de educação preparado para enfrentar o “novo normal”, com o sistema TOTVS Educacional. Estas empresas mostram que a tecnologia é uma alavanca para o crescimento e um diferencial competitivo. Com criatividade, inspiração e suor, nada consegue deter o país que produz. Nada consegue parar o Brasil que faz.
Tecnologia viabiliza 14ª Feira Cooprata Triângulo Leite
Evento ganhou versão virtual e manteve a tradição, apesar da pandemia.
A possibilidade de cancelar a 14ª edição da Feira Cooprata Triângulo Leite, em função das restrições impostas por causa da pandemia do novo coronavírus, tirava o sono dos administradores da Cooperativa dos Produtores Rurais do Prata. A Cooperativa não queria arriscar a saúde de seus 1,77 mil sócios e mais de 9 mil clientes, mas também queria viabilizar o tradicional evento. “Não podíamos deixar os negócios pararem e tivemos de nos reinventar”, salienta Erivelton Costa, gerente de Projetos de Informática da Cooprata. A saída foi transformar a Feira em um evento virtual. “Foram apenas 40 dias para organizar tudo”, diz Erivelton. Um grupo de 30 operadoras foi conectado a plataformas de comunicação para atendimento dos participantes e clientes, e o aplicativo de gestão agrícola da Cooprata foi conectado ao TOTVS Backoffice – Linha Protheus para operacionalizar os negócios da feira virtual. A iniciativa foi um sucesso, com 1,9 mil operações de clientes na edição virtual do evento. E a parceria com a TOTVS também foi importante para garantir o bom atendimento depois da feira. “Com o TOTVS Backoffice – Linha Protheus todos os contratos foram faturados corretamente e cumpridos de acordo com os pedidos dos clientes”, ressalta Erivelton. Rogério Santos Vilela, gerente geral da Cooprata, resume o segredo da 14ª Feira Cooprata Triângulo Leite: “Contar com uma equipe de TI comprometida e competente, a parceria sólida com a TOTVS e a confiança no nosso ERP foram fundamentais para o sucesso da Feira”, enfatiza.
Na contramão da pandemia
Com e-commerce VTEX, oferecido pela TOTVS, Castro Naves ganha
mercado, aumenta vendas e expande atendimento, apesar da crise.
Normalmente, para uma empresa que fornece suprimentos e material de escritório para outras empresas e organizações, a crise causada pela pandemia do novo coronavírus seria desastrosa. Mas não para a Castro Naves. Desde o começo da pandemia no Brasil, a distribuidora ganhou alcance nacional, levandoseus produtos a mais de 400 novas cidades, em 14 estados do país. Grande parte do sucesso veio da expansão da operação de e-commerce, que teve crescimento de 100% no período, com o uso de plataformas B2B e B2C VTEX, comercializadas pela TOTVS. Alexandre Castro Naves, fundador da empresa, explica que a distribuidora adotou uma estratégia omnichannel, ampliando seu público e buscando novos mercados. “Passamos a atender também pessoas físicas e incorporamos produtos de limpeza e higiene pessoal ao nosso portifólio que hoje tem 6 mil itens”, conta o empresário. Ao mesmo tempo, a empresa passou a trabalhar com estoques mais enxutos para reduzir custos e preservar o fluxo de caixa. Por sua vez, as plataformas VTEX B2B e B2C, oferecidas pela TOTVS, permitiram a Castro Naves derrubar fronteiras e chegar a mercados que a empresa antes não alcançava, com poderosas ferramentas tecnológicas. “As plataformas também incorporam um Marketplace para ampliar a oferta, além disso, fazemos vendas por whatsapp e temos um chatbot para atendimento com Inteligência Artificial”, revela. O resultado é que a Castro Naves sai da crise melhor do que entrou: “Nossa situação de caixa é melhor, o mix de produtos é mais variado e a carteira de clientes mais diversificada. Estamos otimistas. Queremos antecipar nossa meta de crescimento de cinco para três, ou dois anos e meio”, conclui Alexandre.
Novas estratégias financeiras para a Gelth Sistemas Eletrônicos
Com o TOTVS Antecipa, empresa melhora
gestão de fluxo de caixa e de capital de giro.
Burocracia bancária, taxas altas, tarifas elevadas. Estes são alguns dos problemas que as empresas enfrentam na hora de executar operações de rotina junto a instituições bancárias tradicionais para otimizar seu fluxo de caixa e capital de giro. A Gelth Sistemas Eletrônicos, empresa de manufatura e manutenção de equipamentos para mineração, com sede em Belo Horizonte, também enfrentava estes problemas ao realizar operações rotineiras de antecipação de recebíveis. No entanto, encontrou na tecnologia uma nova forma de gerir sua estratégia financeira. A Gelth optou pelo TOTVS Antecipa, solução tecnológica que auxilia os clientes da TOTVS na antecipação de recebíveis, proporcionando muito mais flexibilidade à gestão financeira. O resultado não poderia ser melhor. “Foi uma surpresa, não imaginava que uma empresa de tecnologia poderia ser uma fonte de crédito tão competitiva”, diz Aldo de Oliveira Freitas, diretor da Gelth. Na prática, o departamento financeiro da empresa tem total autonomia para selecionar os títulos diretamente no sistema de gestão ERP da própria companhia, de forma rápida e eficiente, sem burocracia ou perda de tempo. “Além disso, as condições de crédito são muito boas, com taxas abaixo da média cobrada normalmente pelos bancos comerciais, nesse tipo de operação”, diz Freitas. “Também estamos finalizando a implementação do TOTVS Painel Financeiro, que oferece uma visão mais clara do fluxo de caixa e permite enxergar os diferentes cenários financeiros mais facilmente”, continua Freitas. “Para muitas empresas, a necessidade de gerenciar com eficiência o fluxo de caixa ficou ainda mais urgente com a pandemia, mas isso é uma demanda permanente, algo que independe da crise”, conclui.
FGW: Educação para o novo normal
Com modelo de Ensino a Distância e tecnologia TOTVS,
a Faculdade de Gestão Woli enfrenta o desafio do futuro.
Criada em 2017 e credenciada com a nota máxima junto ao MEC, a FGW tem origem no grupo Woli, empresa que há 17 anos atua no mercado de EAD. Mesmo com as restrições impostas pela pandemia, estava preparada para o desafio do novo normal. “Nosso objetivo sempre foi trabalhar com Ensino a Distância, por isso não foi preciso mudar nossos processos internos em função da quarentena”, explica o professor e mestre Winicius Pereira, um dos fundadores do Instituto Educacional Woli, instituição mantenedora da faculdade. Oferecendo quatro cursos de graduação em Administração, Gestão de RH, Gestão Comercial e Gestão de Logística, além de cursos de pós-graduação Lato Sensu, a FGW tem um objetivo ambicioso: “Queremos ser a ponte entre o hoje e o amanhã”. E para isso a tecnologia é mais do que uma ferramenta. Ela é um pilar do modelo educacional. “Escolhemos a TOTVS por entender que ela possuía todas as soluções educacionais consolidadas e integradas. Além disso, o TOTVS Educacional incorpora boas práticas na área de educação, que queríamos trazer para nosso modelo”, explica o professor Winicius. Isso tudo faz com que a FGW ofereça uma experiência totalmente digital aos seus alunos, desde o processo seletivo, totalmente online. “Com a TOTVS, temos o Portal do Aluno, Portal do Professor, CRM Integrado e Secretaria Digital integrada ao Backoffice. Assim, o aluno não precisa ir fisicamente à instituição para a matrícula”. Winicius define o sucesso da parceria. “Somos digitais, 100% EAD e é a TOTVS que nos permite promover a transformação digital para levar aos alunos o que eles necessitam em suas áreas de conhecimento”, destaca.
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