MUNDO CULT
Fernanda Brandão | Agência Brands
Fotos Divulgação
Empresário antecipou megatendências para o mercado nacional e internacional.
Com mais de 20 anos de expertise adquirida durante sua atuação no mundo dos negócios, Richard Harary é CEO do Grupo Marco Corp., holding detentora de 16 empresas voltadas para serviços que proporcionam o bem-estar da família e encabeçada pela MacroBaby, a principal varejista do segmento de produtos para bebês e crianças nos Estados Unidos, atraindo clientes e personalidades de todo o mundo para organizar seus enxovais infantis. Com espírito visionário e empreendedor, Richard antecipou megatendências para o mercado nacional e internacional, tornando-se conhecido pela sua afetividade no atendimento e paixão pelo seu trabalho. Foi reconhecido pela sociedade norte-americana e recebeu o “Prêmio Empresarial Orlando ou Business Award” – empreendedorismo dos empresários da região, o sucesso dos negócios e profissionais brasileiros que se destacam na Florida Central – cedido pela Focus Brazil/Congresso Internacional de Cultura, Mídia e Comunidade Brasileira. Confira nosso bate-papo com o empresário Richard Harary.
Como a MacroBaby se adaptou ao novo normal?
Foi de imediato. Tomamos duas medidas: reduzir os custos e novas fontes de faturamento. Sendo mais detalhista, assim que tudo começou, imediatamente alinhamos as estratégias e executamos. Dentro do âmbito de redução cortando alguns custos operacionais, inclusive renegociando custos fixos como alugueis, seguros, entre outros. Também renegociamos com fornecedores e ganhamos novos prazos. Infelizmente também tivemos que reduzir o quadro de funcionários. Dentro das estratégias de novas fontes de faturamento fomos ágeis, já estávamos no mundo digital e imediatamente focamos nas vendas online, nos fazendo ainda mais presentes no universo digital. Criamos novas promoções e fabricamos produtos de maiores demandas nessa época. Importante ressaltar que jamais reduzimos a qualidade dos nossos produtos e do nosso atendimento. Mantivemos o alto padrão no atendimento e serviços. E estamos colhendo ótimos resultados.
Você acredita que um dia tudo voltará a ser como era antes?
Absolutamente SIM! Não só como antes, como mais forte economicamente. Acredito que o ser humano dará ainda mais valor as coisas que tinha e vivia antes do coronavírus. Estamos todos com sede de viver novamente. Gosto muito de comparar e fazer analogias deste momento com crianças brincando em uma cama elástica. É preciso ir mais baixo para ter impulso e saltar mais alto.
Quantos funcionários são agora? Precisou demitir?
Agora são 70 funcionários. Sim, demitimos 50% do quadro. Infelizmente.
Com as fronteiras fechadas para os brasileiros, como vocês estão fazendo para manter o relacionamento com o público que é tão fiel a vocês?
Estamos ainda mais efetivos no online. Sempre tivemos o serviço de Enxoval Virtual e que agora está sem nenhum custo adicional. Entregamos em todo o território brasileiro e parcelamos todas as compras, inclusive o valor do envio. (https://www.br.macrobaby.com/envio-para-o-brasil). Nossa produção de conteúdo está ainda maior nesse período, mantendo as mamães conectadas com todas as novidades pelas nossas redes sociais e YouTube.
Qual a lição de empreendedorismo que você leva de tudo isso que estamos vivendo?
A principal lição é que uma empresa tem sempre que manter reservas, ser extremamente flexível e tomar decisões rápidas durante essas situações adversas. Outro ponto que posso ressaltar é ter muito cuidado ao assinar contratos em momentos que tudo flui, principalmente contratos de aluguel. Sabemos que proprietários de grandes shoppings são verdadeiros assassinos e que não terão misericórdia em tempos difíceis. Sempre digo que é extremamente importante estudar muito ao assinar um contrato de locação e validar situações como essa que estamos vivendo ou qualquer outra adversa. Se não houver nenhuma cláusula que te proteja nesse sentido, vale insistir para que tenha cláusulas que em situação adversa te resguarde. No mínimo que reduza x% no valor do aluguel neste período.
Quais as dicas você dá para pessoas, que como você, sonham em montar um negócio nos Estados Unidos?
Escolhendo apenas uma dica seria: Não se aventure. Primeiro conheça bem o país, as regras, as leis e procure profissionais conceituados e que estejam no exterior atuando, no mínimo há 10 anos, com referências de sucesso. Eu venho prestando este serviço de consultoria em prol de ajudar novos empresários a realizarem este sonho.
Conte um pouquinho sobre a MacroBaby Foundation e as ações que vocês desenvolvem?
A MacroBaby Foundation completou recentemente um ano. Realizamos ações em parceria com a Make Wish Brasil e também várias ações individuais, onde estamos sempre empenhados em realizar muitos sonhos.
Quais as expectativas de finalizar 2020?
São sempre positivas. Muita expectativa na reabertura dos EUA para entrada de brasileiros e com o possível anúncio da vacina do Covid-19.
Pensa em abrir um ponto da MacroBaby aqui no Brasil?
Devido as burocracias do Brasil não é a nossa intenção. Veja bem, com uma seleção de 45 mil produtos demoraria mais de 10 anos para aprovar todos esses produtos para entrarem no Brasil. Além de um investimento incalculável. Possivelmente, talvez, uma operação online de alguns produtos selecionados apenas.
Conte-nos um pouco sobre sua história de vida, os grandes desafios que encontrou na carreira?
Nasci na cidade de São Paulo, no Brasil. Sou o caçula de uma família de pais imigrantes do Egito Samy Salim Harary e Rachel Harary. Com apenas 18 anos de idade, deixei para trás a opção de crescer com os negócios do meu pai, no bairro do Brás, na capital paulista, e decidi ir para Orlando, Flórida, para construir minha história. Me formei em Psicologia na Universidade da Flórida Central, onde também conclui o meu mestrado nesta mesma área. Acredito que seja um diferencial e por isso eu consiga colocar coração nos meus business e ter a relação com todos da minha equipe, fazendo com que o time se sinta uma família, que na verdade é o que somos. Selecionei três grandes desafios já vividos antes do atual. O primeiro desafio foi em 2001, quando vendia mala para companhias aéreas e a indústria de turismo colapsou devido ao 11 de Setembro, minhas vendas, que eram 300 mil dólares, caíram para 10 mil dólares. O segundo grande desafio foi em 2008, eu tinha 20 imóveis e veio a bolha do sistema imobiliário e perdi várias casas e meu patrimônio se reduziu menos que a metade em um ano. O terceiro desafio foi em 2012, um dos pontos da minha loja em que eu havia investimento mais de 400 mil dólares em instalações, foi demolido. Recebemos o aviso que o imóvel seria demolido e em 30 dias isso aconteceu.
Richard Harary, CEO do Grupo Marco Corp., holding detentora de 16 empresas.