Diante da nova realidade, organizadores das principais premiações da indústria da música e do audiovisual reinventam seus formatos

Com a chegada dos últimos meses do ano, os amantes do mercado do entretenimento já se preparam para as principais premiações do setor. Com a participação de grandes artistas, esses eventos atraem, todos os anos, a atenção de inúmeros veículos de mídia, porém dessa vez os organizadores encontraram um desafio central: como conseguir a aclamação das apresentações e dos rituais em pleno distanciamento social?
Com grandes premiações, como o Grammy Latino, Emmy, Prêmio Multishow e Billboard Music Awards com datas marcadas para os próximos meses, a dúvida por parte do público sobre como funcionariam as dinâmicas se tornou inevitável. O MTV VMA 2020 (Video Music Awards), ocorrido na última semana, no dia 30 de agosto, foi um dos primeiros a experimentar uma nova proposta.
O evento reduziu consideravelmente o número de convidados e fotógrafos e optou por realizar as apresentações em locais espalhados pela cidade de Nova York, a fim de evitar aglomerações. A emissora ainda inovou, incluindo duas categorias que reconhecem a pandemia e promovem uma nova interpretação: “Melhor clipe feito em casa” e “Melhor performance da quarentena”.
Já no campo do audiovisual, O Emmy, que está marcado para o dia 20 de setembro, reúne expectativas. A premiação mais importante da TV americana terá sua 72º edição totalmente virtual, abandonando, por ora, a clássica celebração em Los Angeles. A cerimônia, que inclui indicados como Stranger Things, Killing Eve e The Handmaid’s Tale, será transmitida nos EUA pela ABC e terá cobertura completa por veículos como TNT e Omelete.

A indústria musical, detentora de inúmeras premiações aclamadas, também aceitou o desafio de promover suas celebrações em meio à pandemia de forma mais segura. O Billboard Music Awards, originalmente marcado para 29 de abril, teve sua data adiada e reprogramado para 14 de outubro, em função das novas condições de segurança. Os organizadores da cerimônia, que será apresentada pela cantora Kelly Clarkson, ainda não anunciaram se a produção terá ou não platéia.
Já o Grammy Latino, programado para 19 de novembro, já promete a transmissão das apresentações musicais de vários locais ao redor do mundo. O evento, que terá seus indicados anunciados no dia 29 de setembro, será semelhante ao formato adotado pelo VMA, abandonando uma sede única. “Vamos honrar a excelência musical e o poder da música. Uma forma de arte que nos permite mostrar solidariedade, compaixão e esperança, transcendendo linguagem, barreiras culturais e desafios globais.”, relatou o presidente da academia do Grammy Latino, Gabriel Abaroa Jr.
O Prêmio Multishow 2020 também seguirá a mesma dinâmica, partindo de todas as regiões do país. O comunicado divulgado à imprensa pela diretora do Multishow, Tatiana Costa, afirma que a premiação irá refletir as transformações que a pandemia do novo coronavírus provocou no universo da música nos últimos meses. “O prêmio chegará para celebrar a música e seus agentes, para dar holofote a esse papel de responsabilidade cultural, ainda mais fundamental nos dias de hoje”, ressalta.
Por Communicare jr. | Luísa Cardoso