Reuniões online

MAIS CULT

Bruna Barcelos

Fotos Mauro Marques | GettyImages

 

Câmeras desligadas ou não?

Estamos na era das reuniões e encontros online, porém aqui vamos trabalhar a etiqueta em relação às reuniões online. Sabemos que para a conectividade ficar melhor, várias pessoas optam por não ligarem a câmera, mas a etiqueta reza da seguinte maneira:

1 – Você é o gestor da reunião: quando você programa uma reunião online, já coloque todos os microfones no silencioso, bem como as câmeras desligadas. Quando todos os convidados estiverem a postos, abra microfone e câmera para que todos se cumprimentem (caso a reunião for com pessoas conhecidas). Se se não for, pode permanecer com todos os microfones desligados e as câmeras abertas.

2 – Você é participante da reunião: a câmera deve permanecer ligada por todos os momentos, além de elegante é cortês com a pessoa que está falando. Mostra interesse e presença. Porém, caso você precise ir ao banheiro, ou fazer algo externo, desligue a câmera e volte o mais rápido possível para a reunião.

3 – Arrume se para a reunião, não é permitido pijamas, bebidas alcoólicas (caso a reunião seja profissional), caso o encontro seja pessoal fique à vontade para se vestir e beber o que quiser, mas não esqueça que sua imagem está ali presente.

As reuniões online devem ser encaradas como reuniões presenciais. Afinal, você não vai de qualquer jeito para uma reunião e muito menos sai da sala quando quer. Pense nisso, pense no próximo que está comandando a reunião. Assim, não terá erro!

 

Bruna Barcelos é consultora comportamental.

www.brunabarcelos.com.br | @bruna barcelos

[email protected]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *