É essencial que as pessoas ou empresas percebam a necessidade de mudar e nadar.
A frase “Ou você afunda ou nada” é uma tradução adaptada da expressão ‘sink or swim’ atribuída a Shakespeare, que é usada para situações ou condições que as pessoas passam em suas vidas. Situações que, conforme nos ensina Mario Sergio Cortella, “aquela que nos coloca na obrigação de fazer uma escolha”, ou afunda ou nada. A expressão é muito oportuna para os dias de hoje, afinal milhares de pessoas têm trabalhado em circunstâncias incomuns decorrentes da pandemia em curso e dos impactos introduzidos na vida de todas as pessoas, e, apesar do esforço, os resultados dependem do meio e da capacidade de adaptação a este momento. A expressão também é muito oportuna para as milhares de pessoas que não estão fazendo nada, esperando o retorno das condições anteriores ou de uma ajuda governamental. Para todas estas pessoas o momento é decisivo, ou afunda ou nada, ou seja, ou se adapta ao momento e define estratégias, ou afunda. É essencial que as pessoas ou empresas percebam a necessidade de mudar e nadar. É obvio que o texto não pretende, tão pouco consegue, apresentar respostas ou soluções, afinal pouca coisa é fácil no momento pelo qual estamos passando, tanto nos negócios como na vida pessoal e, apesar de um único problema atingir um grande número de pessoas, as respostas e soluções serão individualizadas, portanto, nada, enquanto pode!