Influência digital com responsabilidade

MUNDO CULT

Paulo Gabriel Jr.
Fotos Arquivo Pessoal | Pexel

Podemos usar este poder para ajudar e conectar pessoas, marcas, projetos e afins.

O poder de um influenciador digital é muito grande, por isso, você precisa ter responsabilidade ao se tornar um. Estudo feito em agosto de 2019 pelo Instituto Qualibest, em parceria com a Spark, apontou que cerca de 76% dos usuários de internet no Brasil já consumiram produtos ou serviços após a indicação de influenciadores digitais. A pesquisa foi feita com 1,1 mil pessoas com 15 anos ou mais, de todos os gêneros, regiões do País e faixas sociais. Isso mostra que direta e indiretamente falando, os criadores de conteúdo para internet incitam o pensamento e as ações de milhares de pessoas, inclusive de crianças e adolescentes. Um digital influencer é capaz de mudar comportamentos, levantar bandeiras, debater temas e incitar sentimentos e isso, em hipótese nenhuma, pode ser negligenciado ou usado de forma errônea. É preciso entender que muitas das vezes esse poder de influência pode fazer mal aos telespectadores e não de uma forma intencional. Vou dar um exemplo: é muito comum vermos os blogueiros e blogueiras recorrendo a procedimentos estéticos invasivos para se encaixarem num padrão, lipoesculturas das mais diversas possíveis, harmonizações faciais, preenchimentos muito volumosos e clareamentos hiper avançados. Toda uma comunicação que, sem um cuidado na sua transmissão, pode estar colaborando com a baixa autoestima dos telespectadores. Pesquisas já apontaram que a vida nas redes sociais fragiliza não só a nossa relação interpessoal como também a nossa relação com o nosso corpo. Não é errado recorrer a procedimentos estéticos, o que prego aqui é que façamos isso com responsabilidade. Que passemos a mensagem de que as pessoas são bonitas com suas particularidades e que você não precisa fazer tudo isso para se sentir bem. Faça quantos procedimentos forem necessários, mas ao anunciar isso, faça com o cuidado de ajudar as pessoas a aceitarem seus corpos e qualidades. Afinal, não existe padrão de beleza. Não quero ficar aqui parecendo o chato, mas acredito, sim, que podemos usar este poder para ajudar e conectar pessoas, marcas, projetos e afins. Uma conexão real, autêntica e cheia de significados para o bem.

Paulo Gabriel é criador de vídeos de humor para internet, possui três
pós-graduações em comunicação social e professor de marketing.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Políticas de Privacidade e Termos e condições, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.