Marketing humanizado

MUNDO CULT

Paulo Roberto Orlandini
Fotos Divulgação

No marketing é preciso falar para pessoas, não para as máquinas.

É questionável a eficácia do marketing que enche as caixas dos correios eletrônicos com e-mails que geralmente não são abertos pelos destinatários ou banners em sites poluídos ou polêmicos, é preciso desenvolver um relacionamento significativo no nível certo com os clientes como pessoas, não como máquinas. Falando sobre marketing, duas estratégias são imprescindíveis nos dias atuais; criatividade e design, afinal, às vezes você precisa estar girando pratos e usando uma peruca de palhaço para chamar atenção, conquistar e fidelizar clientes. Para isto substitua a velha mentalidade de tratar os clientes como números e a nova de tratá-los como cookies e cliques por rostos, sorrisos e emoções, valorize a relevância humana e a emoção para gerar envolvimentos com suas marcas, produtos e serviços. E, como a questão é a pessoa, interação e emoções como regra de marketing são fundamentais, utilize a criatividade para cumpri-las e, o design, como papel fundamental para transmitir qualidades, imediatismo ou distinção, sensações que podem atrair clientes com um piscar de olhos. Também é fundamental que não deixe suas marcas, produtos e serviços se tornarem excessivamente dependentes dos canais digitais como estratégias de marketing, assim o fazendo, ficará fora de sintonia com os consumidores que ainda percebem os meios offline como de melhor qualidade, mais confiáveis, menos intrusivos e não direcionados, além do mais, a saturação, a repetição e o excesso de segmentação em alguns ambientes virtuais podem tornar isso contraproducente e arriscado, procure desenvolver uma compreensão que transmita valores como mensagem, descubra o impacto que diferentes canais de mídia e opções de plataforma podem ter sobre os objetivos de suas marcas, produtos e serviços e, finalmente, entregue-se à inovação regular em variados formatos de publicidade para satisfazer as necessidades do marketing, e, assim, manter os consumidores entretidos e prestando atenção em sua marca.

Paulo Roberto Orlandini é CEO da Revista Cult, advogado,
especialista em propriedade intelectual e expansão de negócios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Políticas de Privacidade e Termos e condições, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.