Priorize a sua saúde mental

MUNDO CULT

Júnior Q9 | Publicitário
Fotos Mauro Marques | Divulgação

O principal efeito da falta da inteligência emocional são as atitudes intempestivas.

Estamos vivendo um momento em que a inteligência emocional se tornou a competência primordial em todos os campos dos relacionamentos. Este era um termo comum de se ouvir e trabalhar prioritariamente no mundo corporativo. No entanto, a partir do momento que o trabalho se misturou com as atividades familiares, com o tão falado “home office”, ele passou a ser tratado da maneira que merece. Pessoas sem inteligência emocional são mais agressivas do que os indivíduos que possuem sua mente sã e se autoconhecem e é sempre importante reforçar que a agressividade é a filha da infelicidade. E essa hostilidade gratuita provém da insatisfação da pessoa com sua própria capacidade de construir um pensamento articulado. A falta desta competência, aliada à dificuldade de manutenção da mente sadia, desencadeia um processo patológico de agressão verbal, física, emocional. Mas, esse ódio não é dirigido diretamente para você, mas para um inimigo imaginário criado por uma mente confusa que padece de uma infelicidade pessoal. O principal efeito da falta da inteligência emocional são as atitudes intempestivas e o impacto dessas atitudes é saber que, em quase 100% das vezes, a resposta genial que precisávamos dar sempre aparece cinco segundos depois de termos dado a resposta estúpida. Tem um poema que diz: “Quem odeia sem razão, alguma razão terá, pois se alegra-se tanto de tanto odiar, deve ser compensação por ter tido de amar, só por pura educação, quem por certo o fez sangrar”. Portanto, quero alertar nesse humilde texto sobre a importância de você buscar o autoconhecimento e, sobretudo, a gestão da sua emoção, sem o temor de parecer egoísta, porque para aqueles que têm apenas um martelo como ferramenta, todo problema parece um prego.


Júnior Q9 é ator, músico, dançarino, humorista, compositor e autor do livro “Quer? Levanta e pega”, publicado em 2018 pela Editora Assis, que aborda inteligência emocional, sucesso nos negócios e atitudes empreendedoras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Políticas de Privacidade e Termos e condições, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.