Senescência

A luz que os iluminam nos cega para que os vejamos como bons companheiros.

Caracter do que é senescente;  do que está envelhecendo. Processo natural que torna alguém mais velho ou passado por quem está se tornando mais velho; envelhecimento.  Pelo dicionário e livros de medicina o significado é esse. Com o aumento da expectativa de vida, a evolução da maneira de se envelhecer tem sido bastante discutida.

Enquanto uns comentam sobre o apego material, outros falam sobre fontes de juventude. Dieta do mediterrâneo,  exercícios regulares, cremes com célula tronco (nem sei se isso existe mesmo), controle disso, controle daquilo outro...

Enfim, há pouco tempo estava lendo um estudo que me chamou muito a atenção. Não se trata de um estudo qualquer, mas um que conta com mais de oitenta anos de pesquisa. A Universidade de Harvard desenvolveu um ensaio prospectivo e o acompanhamento de três grupos escolhidos aleatoriamente. Avaliaram os participantes separando-os em grupos com comorbidades metabólicas (diabetes, tireoidopatas, etc…); doenças de base fisiológicas (hipertensão , problemas renais, etc…) e um grupo que não possuía nenhum problema ou condição preexistente. No decorrer do ensaio, foram se reordenando os grupos. Naturalmente, com o passar dos anos, algumas pessoas vieram a desenvolver algumas doenças e mudaram para outros grupos.

Pois bem, depois de vários anos de acompanhamento, os pacientes começaram a morrer; os pesquisadores constataram, com surpresa,  que os que viviam menos não eram aqueles que possuíam pressão alta ou diabetes ou outro tipo de doença. Começaram, então, a avaliar  os costumes, a religiosidade e o tipo de convivência com amigos e familiares. A conclusão foi que o estresse solitário mata. Isto é, a qualidade dos relacionamentos entre as pessoas impacta direta e significativamente nas suas expectativas de vida. É dizer, a longevidade de uma pessoa passa pela qualidade de seus relacionamentos. Amizades, boas relações, conversas amigáveis foram fatores diretamente ligados a longevidade!

Desse modo, continuar-me-ei tomando cerveja com meu geriatra.

#ficaadica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Políticas de Privacidade e Termos e condições, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.