Alterações da saúde bucal nas mulheres

Mudanças nos níveis hormonais durante o ciclo menstrual, na gravidez e na menopausa podem aumentar o risco de problemas na boca, nos dentes ou nas gengivas

Woman having teeth examined at dentists

As mulheres têm preocupações únicas com a saúde bucal. Alteração dos níveis hormonais durante o ciclo menstrual, na gravidez e na menopausa pode aumentar o risco de problemas na boca, nos dentes ou nas gengivas. Problemas de saúde, como diabetes, também podem afetar a saúde bucal delas.

A alteração dos níveis hormonais, em diferentes fases da vida de uma mulher, pode afetar a saúde oral. Quando seus níveis hormonais mudam, suas gengivas podem ficar inchadas e irritadas. Também podem sangrar; especialmente durante a gravidez, quando o sistema imunológico está mais sensível do que o normal. Isso pode causar inflamação (vermelhidão, inchaço e às vezes dor). Durante a ovulação e alguns dias antes do início da menstruação, níveis mais elevados da progesterona podem provocar o mesmo.

Além disso, é possível que apareça aftas com mais frequência durante o período menstrual. Aftas não são a mesma coisa que herpes labial, esse é causado por um vírus. Elas não são transmitidas para outra pessoa, mas o herpes labial pode ser.

Os anticoncepcionais hormonais, como pílula, injeção, anel vaginal ou dispositivo hormonal intrauterino (DIU), são capazes de aumentar os níveis dos hormônios estrogênio e progesterona, deixando as gengivas sensíveis, vermelhas ou inchadas. Os hormônios também afetam a cicatrização após extração de dentes ou outros tratamentos. Por isso, quando tiver que extrair um dente, informe o profissional sobre todos os medicamentos que você toma, incluindo o anticoncepcional. 

Os dentistas recomendam que todos devem escovar os dentes três vezes ao dia, com creme dental com flúor, e usar, também, o fio dental regularmente!

Fonte: https://www.womenshealth.gov/a-z-topics/oral-

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Políticas de Privacidade e Termos e condições, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.