Tal descoberta fará não só com que você se sinta incrível na roupa que está vestindo, mas também que passe a mensagem certa
O conceito de estilo muitas vezes cria uma desordem, pois a maioria busca atrelar estilo a uma figura pública ou uma inspiração específica. Todavia, o estilo é a construção diária da vivência, feita de uma maneira muito pessoal. Preferências, prioridades e rotinas são partes fundamentais para criar seu estilo, assim como o uso dos 3 Cs: clareza, coerência e constância.
Você já deve ter ouvido falar dos sete estilos universais, eles foram desenvolvidos pela consultora de moda americana, Alyce Parsons, que escreveu dois livros sobre o assunto: “Qual é o meu estilo” e “Se vista para quem você é o que você quer ser”. Dessa forma, não tem certo ou errado, tem a ver com a forma que você quer ser vista.
Atualmente, a mulher tem dado um show nas redes sociais – falando de comportamento, empreendedorismo, moda, entre outros. Cada uma tem uma forma de chamar atenção com o seu estilo, seja na forma de se vestir, no comportamento ou nas vivências do dia a dia. E, já que estamos falando de mulheres que se posicionam no seu trabalho, cito para vocês a estilista mineira Patrícia Bonaldi. Ela é um exemplo dos 3 Cs que citei acima: tem clareza do posicionamento da sua marca; é coerente, uma vez que o estilo da marca está presente no seu dia a dia; e tem constância, pois quando vemos um look desenhado por ela, percebemos traços construídos nos detalhes de sua marca.
Para identificar seu estilo é importante que você passe por um processo de autoconhecimento: “Para onde eu vou?”, “Quando eu vou chegar?”, “Como eu vou chegar?”, “Qual imagem vou comunicar?”. Essas são as perguntas que você deve se fazer para entender qual o seu estilo e o que você quer comunicar na sua casa, no seu ambiente de trabalho, nas suas redes sociais, enfim, em cada área da sua vida.
Procure referências! Nessa fase, vou sugerir que você crie um Moodboard, um painel ilustrativo de referências. Pode ser físico ou virtual e conter suas preferências de cores, texturas, combinações e inspirações. Entenda: estilo pessoal é uma forma de dizermos ao mundo quem somos. Tal descoberta fará não só com que você se sinta incrível na roupa que está vestindo, mas também que passe a mensagem certa. Afinal, nos vendemos o tempo todo e uma imagem fala mais que mil palavras.