Palestras em canteiro de obras alertam para a prevenção e diagnóstico precoce de doenças

Cerca de 300 colaboradores receberão informações sobre tabagismo e cânceres de mama e próstata 

Grande parte da prevenção das doenças passa por ações de promoção da saúde. Com essa premissa, visando ampliar a compreensão dos colaboradores que atuam nos canteiros das obras, a Brasal Incorporações, em parceria com a Unidade Básica de Saúde Familiar (UBSF) do bairro Shopping Park, vai promover palestras em alusão ao Outubro Rosa (29/10), Novembro Azul (26/11) e Tabagismo para cerca de 300 colaboradores, entre mestre de obras, serventes, engenheiros, entre outros trabalhadores.  As palestras acontecerão às 7h.

Para o engenheiro de Segurança e Meio Ambiente, Daniel Martins Oliveira, atuar preventivamente é muito importante. “Falar sobre temas tão importantes como o tabagismo e os cânceres de mama e próstata fazem parte do calendário da empresa. Queremos levar conscientização e aumentar a corrente do bem na prevenção dessas e de outras doenças, afinal disseminar informações sobre essas enfermidades alerta sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce”, afirma.

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que, para cada ano do triênio 2020/2022, sejam diagnosticados no Brasil 66.280 novos casos de câncer de mama, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres. Isso só reforça a importância de se falar sobre o assunto.

O número de novos casos de câncer de próstata também é representativo. No Brasil, estimam-se 65.840 casos novos de câncer de próstata para cada ano do triênio 2020-2022. Esse valor corresponde a um risco estimado de 62,95 casos novos a cada 100 mil homens. Cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.

Outro tema que merece atenção é o uso do cigarro. O tabaco mata mais de oito milhões de pessoas por ano. Mais de sete milhões dessas mortes resultam do uso direto desse produto, enquanto cerca de 1,2 milhão é o resultado de não-fumantes expostos ao fumo passivo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde.

A enfermeira da UBSF, Renata Silva de Oliveira, que vai palestrar sobre os temas, disse que um dos objetivos do UBSF é levar informação para a comunidade. “Fazemos parcerias com empresas para levar prevenção e promoção à saúde, o que é de extrema importância porque trabalhamos com isso o tempo todo nas unidades de saúde. E estes temas especificamente ainda causam muitas dúvidas, sem contar que o uso do cigarro ainda é grande e pode causar câncer também”, disse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Políticas de Privacidade e Termos e condições, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.