Para que seja possível reduzir essa rotatividade de funcionários, é primordial que a empresa reconheça os principais motivos pelos quais os mesmos optaram em deixá-la.
Um dos grandes e terríveis problemas enfrentados no meio corporativo hoje em dia é o aumento considerável no Turnover, mais conhecido como a rotatividade dos funcionários. Um problema que além de abalar o financeiro das organizações com gastos para divulgação de vagas, treinamento, integração, despesas trabalhistas com a quantidade de acerto e rescisões, ainda abala também o clima organizacional e a produtividade das empresas.
Para que seja possível reduzir essa rotatividade de funcionários, é primordial que a empresa reconheça os principais motivos pelos quais os mesmos optaram em deixá-la. Dentre os motivos, encontramos a falta de reconhecimento no trabalho, a falta de ética na empresa e a falta de equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.
Algumas pesquisas realizadas identificaram a realidade empresarial de hoje: oferecer apenas um bom salário e alguns benefícios já não é mais suficiente para reduzir a rotatividade, é necessário também uma gestão mais humanizada, realizar ações de desenvolvimento dos colaboradores, fortalecer a cultura da empresa.
Existem algumas ações que são indicadas para diminuir a rotatividade de funcionários, que são:
• Melhoria no processo de contratação: é muito importante contratar as pessoas certas, que possuem além das competências técnicas, valores compatíveis com os da empresa. O processo de boas-vindas de novos colaboradores também influencia bastante, é importante os receber bem, oferecer um treinamento logo nos primeiros momentos para que ele já se familiarize com os processos e tenha mais segurança.
• Investir na formação de pessoal: Investir nos estudos dos colaboradores além de os aproximarem da organização, dá a percepção de sua importância para a empresa, além, de melhorar ainda mais sua produtividade.
• Plano de carreira sólido: a possibilidade de crescimento profissional enche os olhos dos colaboradores e é um dos pontos mais valorizados por eles. Ter um plano de carreiras claro, atingível e com suporte é fundamental para o sucesso desse processo.
• Ambiente com segurança psicológica: crie um ambiente em que as pessoas se sintam seguras em expor suas ideias e questionamentos.
É claro que esses fatores são comuns na maioria das empresas, porém, para criar estratégias eficazes é necessário conhecer melhor a sua realidade, os motivos dos seus funcionários e o que já foi feito e oferecido para que eles permanecessem na empresa.