Lionizia Goyá tem a arte e a cultura em seu DNA. Artista plástica e escritora, nasceu em Caçu-GO, é especialista em Psicopedagogia em Contextos Educacionais. Graduada, em Licenciatura e Bacharelado em Artes Visuais pela Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais (2000), onde reside, desde 1992. Vamos conhecê-la melhor?
Bianca e o Arco da Aliança
“A artista plástica e escritora Lionizia Goyá foi um precioso presente que a REBRA me deu, entre tantas gratificações. Diretamente de Uberlândia – uma das cidades mais icônicas do Brasil, surge um talento inesperado e multidisciplinar para nos surpreender e melhorar nossas vidas. É só desse modo que consigo definí-la. Se alguém quiser conferir a força da minha opinião entusiasmada, basta ler o livro “Bianca e o Arco da Aliança” e sentir, imediatamente, sua alma expandir-se enquanto o coração se alegra, pois essa deve ser a tarefa principal a ser desempenhada por uma escritora quando se debruça sobre a sua obra literária”. Joyce Cavalccante, romancista, conferencista e presidente da REBRA – Rede de Escritoras Brasileiras.
Bruna Una Luna
“Lionizia Goyá, goiana e mineira, é múltipla no ofício das artes: pintora talentosa é, também, inspirada poetisa. E, como os artistas não se fazem apenas nas telas, tintas, cores, formas e letras – de rimas e prosa – ela traz, em si, a bagagem de tudo o que nela é vida. Com a experiência das crianças, as descobertas nas leituras e a sabença que colecionou por toda a vida – seja nas leituras e no que ouviu, seja no encanto das paisagens e no imaginário sempre farto e ilimitado das mentes que não envelhecem, mantendo eterna a criança criativa, de mente criadora, sempre apta a encantar todos os que dela se aproximam. Aqui, ela nos dá a visagem de um pomar sem cercas, nem dono: as cores e os frutos do cerrado, o que se colhe da natureza e o que se planta para enriquecer mais ainda nossos horizontes. Nada adianto: não privo os leitores da descoberta. Antes, digo apenas que leiam e viajem, porque imaginar é ir além de todos os horizontes!” Luiz de Aquino, da Academia Goiana de Letras.
Leila Bella do Arco-da-Velha
“Encantado, essa é a palavra que nos move ao ler “Leila Bella do Arco-da-Velha”, a poesia sutil dessa artista do pincel e das palavras que é Lionizia Goyá, agora poeta que nos toca pela emoção ao associar a melodia dos seus versos à natureza. Sobre a beleza da natureza que há no nosso torrão Brasil, com toda exuberância do Cerrado, não temos dúvida; envolta nesse “circulo de cores”, nessa redoma de aroma e sabores que nos revigoram e nos presenteiam com a plena sensação de vida, de felicidade e de afeto. Mas Lionizia Goyá deixa tudo isso de forma mais saborosa e convidativa ao deleite de nossa imaginação, pela descrição acurada, ao nos revelar, de forma surpreendente, e didática, os segredos da “princesa bela”, do seu “reino elevado”. Tudo isso salta-nos aos olhos, deixa-nos um enlevo, um alerta de que a natureza plenamente bela, precisa de nós, urgentemente, de nós”. Tom Farias – Escritor