Uma maneira de aumentar silenciosamente os preços é trocando ingredientes, marcas de produtos ou diminuindo os tamanhos das porções para fazer a refeição parecer mais barata. Porém, aumentos de preços de menus diretos são a maneira mais comum dos restaurantes fazerem isso. Diante da inflação que atinge níveis alarmantes, conseguir se alimentar de maneira nutritiva e, ao mesmo tempo, economizar, é um desafio diário para ser enfrentado. Para o dia a dia, os restaurantes por quilo são uma excelente alternativa, pois oferecem cardápios que atendem diversos tipos de gostos e bolsos. No entanto, freie seus olhos, observe bem os ingredientes disponíveis no buffet e escolha com atenção o que vai consumir.
Dê preferência às saladas, que são nutritivas e não pesam tanto na balança. Evite ingerir bebidas durante as refeições, principalmente, refrigerantes ou sucos industrializados. Não entre automaticamente, na fila para se servir, planeje seu prato, dê uma volta no balcão e veja todas as opções para poder escolher o que você vai comer. Defina o tamanho do prato, afinal, nem sempre o prato do restaurante tem o mesmo tamanho da louça que você usa em casa. Sendo maior, poderá causar a ilusão da quantidade necessária ou habitual do seu consumo. Opte pelos restaurantes que têm programas de fidelidade
Não se esqueça: comer salada é importante para o bom funcionamento do seu organismo. E as folhas ainda vão ocupar um espaço considerável no seu prato, evitando que você gaste mais do que planejou com itens menos saudáveis.