Nos últimos anos, o mercado de programas de fidelidade tem crescido bastante. Afinal, quem participa dessas plataformas descobre um mundo novo de possibilidades, benefícios e, claro, mais viagens e diversos tipos de serviços, como hospedagem, locação de carros e alimentação. Entretanto, para quem está começando, a resposta para a pergunta “como acumular milhas?” nem sempre é clara.
O jeito convencional de acumular milhas é voando. Ao comprar passagens e informar o número de usuário de um programa de milhas, o saldo é direcionado para sua conta e, ao conquistar um determinado número, é possível trocar por outras passagens, contratar um ‘’upgrade’’ para uma melhor categoria de vôo, transferir pontos para outros programas, vender ou presentear alguém com milhas. A maioria das empresas aéreas oferece planos de milhas de forma gratuita, tem parcerias com cartões de crédito, empresas para oferecer outras formas de acumular pontos, prêmios aos usuários que podem viajar com custos menores ou até mesmo conquistar uma renda extra. Mas como acumular milhas?
Escolha um programa de fidelidade
Quando alguém quer começar a acumular milhas, a primeira coisa que deve ser feita é participar de um programa de fidelidade. Como sabemos que a maioria das pessoas pensa em usar esses benefícios para resgatar passagens aéreas, vamos focar nessas plataformas. Atualmente, existem três programas de companhias aéreas no Brasil, o LATAM Pass (Latam), Smiles (Gol) e TudoAzul (Azul) e, se você não está cadastrado em nenhuma delas, esse deve ser seu primeiro passo. Para escolher o melhor para você, pense em qual companhia você mais utilizou nos últimos 12 meses.
Tenha um cartão de crédito que acumule pontos
Não dá para negar que o cartão de crédito é o maior aliado para acumular milhas. Ele nos ajuda a acelerar esse processo. Contudo, nem todo cartão oferece esse benefício.
Conheça as parcerias entre os programas de fidelidade
As parcerias tornam os programas de fidelidade ainda mais interessantes. Por meio deles, é possível trocar os pontos acumulados nos cartões de crédito por milhas. Assim, quanto mais parceiras a plataforma da companhia aérea tiver, melhor. Dessa forma, você expande o uso dos seus benefícios.
Além dos bancos, as companhias aéreas têm parcerias com programas de fidelidade de hotéis e postos de combustíveis, nos quais é possível acumular benefícios para serem trocados por milhas. Da mesma forma, essas empresas oferecem pontos nas compras em várias lojas de consumo e varejo.
Potencialize os ganhos na transferência
Aproveite as promoções com possibilidade de acumular pontos transferindo de um programa para outro. Nessas ocasiões, as plataformas oferecem bônus ao realizar esse tipo de operação. Elas são bem comuns entre os programas de cartões de crédito e companhias aéreas. Com elas, os participantes podem ganhar de 30% a 120% de pontos extras.