Os pecados do Marketing digital

Um dos assuntos mais comentados no meio corporativo, hoje em dia, é o marketing digital. Com inovações surgindo a todo momento, o olhar das empresas se voltou para essa nova estratégia. Porém, quando falamos sobre, muitas empresas ainda reclamam da ausência de resultados ou de não conseguirem atingir os resultados esperados.

Como um assunto tão falado, diariamente, pode não apresentar os resultados esperados? Quais os principais erros cometidos no marketing digital?

Hoje, falaremos disso com a intenção de nos atentarmos àquilo que está sendo feito incorretamente e prejudicando os resultados finais do seu negócio.

A ausência de um planejamento inicial prejudica completamente toda a estratégia, pois, é a partir dele que tudo será executado, canais serão escolhidos, resultados serão comparados. Portanto, para a imersão no marketing digital é necessário, primeiramente, a criação de um plano de marketing digital.  Explorando esse “pecado original”, ainda se vê muitas empresas que acreditam ser necessário investir em todos os canais, ou seja, saem “atirando” por aí sem nenhum conhecimento e, muito provavelmente, não vão conseguir acertar o alvo. A escolha dos canais deve ser realizada baseada naquilo que sua empresa se propõe a resolver. Por exemplo, se sua empresa atende a um desejo, é melhor o investimento em redes sociais; se ela atende uma necessidade, sites de buscas vão atender melhor seu público. Ignorar a importância do marketing de conteúdo também reflete muito na ausência de resultados, pois, é uma ferramenta que trabalha a imagem da marca e influencia diretamente nas vendas. Em um meio em que se tem notícias e informações de tudo, a todo tempo, tratar de fatos relevantes à marca e àquilo que ela trabalha, além de levar em consideração o interesse do consumidor, se torna bastante atrativo para o mesmo. Para que isso seja feito de uma forma bastante eficaz, é importante não ignorar a jornada do consumidor que consiste em 3 etapas: conhecimento – quando o consumidor se dá conta que tem um problema e quer resolvê-lo; consideração – o consumidor já entendeu o problema e começa a procurar a solução; e decisão, quando já identificou a melhor solução para o problema e parte em busca de resolver.

Mas quando falamos em erro em marketing digital, existe algo que, muitas vezes, passa completamente despercebido, principalmente, pelos iniciantes, que é a utilização de um site sem estrutura para o marketing digital. Simplesmente anunciar na internet não gera vendas ou tráfego no site da empresa, é necessário a criação de uma Landing Page, ou página de destino desses anúncios, para receber os leads e gerar o tráfego das ações de marketing. A criação de uma Landing Page bem estruturada facilita muito o processo de conversão e até de finalização das vendas online.

O ambiente tecnológico muda a todo instante, portanto, é necessário estar bem antenado para acompanhar as inovações. É necessário também acompanhar de perto as ações de marketing digital e não ter medo de errar.

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