Ao longo do tempo, a prática individual de incorporar desenhos ao próprio corpo com objetivo estético e/ou simbólico aumentou, consideravelmente, sendo sua prática existente em todas as camadas sociais. Fazer tatuagem pode significar muita dor, reação alérgica, inflamação, infecção e arrependimento. Depois do desabafo de uma influencer nas redes sociais sobre a insatisfação com sua tatuagem, a pergunta mais comum nessas horas é: o que fazer para não se arrepender?
A resposta simples é escolher bem o desenho, o profissional, o estúdio e a parte do corpo onde será feita, mas é preciso entender outras particularidades. Vamos conhecê-las?
Não tenha pressa
Não faça uma tatuagem apenas por impulso.
Mulheres
Evite tatuagens na barriga, pois podem deformar com a gravidez.
Não escolha tatuador por preço
Nunca escolha um profissional com base no valor cobrado.
Exija higienização
O fator principal na hora de fazer uma tattoo é a higiene do local. Certifique-se de que o tatuador não reutilizará as agulhas descartáveis.
Cuidados em casa
Durante o período de cicatrização, o importante é manter a área limpa e bem hidratada e, se dermos preferência por produtos suaves e hipoalergênicos, tanto melhor, porque a pele, nesse, momento, está lesada e sensibilizada, devido ao procedimento da tatuagem.
Como tirar uma tatuagem definitiva
Para tirar uma tatuagem definitiva, feita em um estúdio de tatuagens, é importante que o dermatologista seja consultado para que possa ser indicada a melhor forma de remoção, de acordo com as características da tatuagem, local, se há pigmento ou não e cor da pele da pessoa. Isso porque caso o método adequado não seja utilizado, há maior risco de efeitos colaterais, como reação alérgica, granulomatosa e infecção secundária, por exemplo. Algumas técnicas de remoção de tatuagem que podem ser indicadas são: laser, cremes, dermoabrasão e cirurgia.