1- Quem é Gabriella Borges?
Impossível falar de mim sem citar as minhas raízes, a minha base e maior inspiração. Sou Gabriella, neta da Beth, filha da Luciana e de um Deus vivo que cuida de mim em todos os detalhes, irmã da Larissa e mamãe da Giovanna de 3 aninhos. Tenho 32 anos e, sem me limitar, me defino como uma menina cheia de sonhos versus uma mulher cheia de atitudes. Sou apaixonada por tudo que eleva a autoestima feminina, por isso, sou a fundadora e CEO da Imperial Semijoias.
2 – O empreendedorismo sempre foi uma opção de atuação profissional para você?
Mesmo quando era CLT, o empreendedorismo já fazia parte dos meus dias. O que era para ser um complemento de renda, tomou uma proporção tão grande que se tornou a minha ocupação principal.
3- Como surgiu a Imperial Semijoias?
A Imperial foi um sonho de Deus para a minha vida que, com muita seriedade e trabalho, foi realizado. Amo semijoias e sempre optei por comprar para mim coisas boas, de qualidade e com um bom visual. Há mais de 8 anos, comecei revendendo semijoias para complementar a minha renda, mas, em pouco tempo, a procura foi crescendo e tive o “timing” de entender que era hora de trabalhar como empresa e, para isso, precisava de um nome para a minha marca. Foi quando escolhi Imperial, que tem por significado aquilo que apresenta magnificência; luxuoso, pomposo. Tudo a ver, não é mesmo?!
4 – O que é semijoia?
A semijoia é um acessório indispensável para o nosso dia a dia, que comunica sofisticação e elegância e tem por objetivo imprimir a nossa personalidade e estilo, realçando a nossa beleza exterior, transformando qualquer look em uma verdadeira produção. Ela surgiu no início do século XX, quando a estilista Coco Chanel criou os primeiros exemplares. Inclusive, ela foi a primeira mulher a usar uma pérola artificial, despertando esse desejo em muitas mulheres. Daí em diante, a semijoia se tornou uma alternativa e uma forma de quebrar a diversidade social, fazendo com que todos tenham acesso a peças, inspiradas em joalherias, lindas e de boa qualidade.
5- Joias versus semijoias: quais as diferenças?
As principais diferenças entre elas são os materiais em que são fabricadas e os valores, uma vez que as joias são feitas de materiais maciços e nobres, como o ouro e a prata e que, além disso, contam com minérios de grande valor para agregar seu formato e beleza, os conhecidos rubis, diamantes e esmeraldas. Elas possuem um alto valor agregado, por isso, são as mais valiosas do mercado.
Já as semijoias são peças que tentam se assemelhar o máximo possível às joias verdadeiras, no entanto, elas possuem uma estrutura feita com materiais comuns, como o bronze, o estanho ou o latão. Os materiais nobres como o ouro e a prata são aplicados apenas na superfície da peça, por meio de um banho. Por esses motivos são muito mais em conta do que as joias verdadeiras.
6- As semijoias seguem o ritmo do mercado da moda de mudar a cada temporada?
Sim! É preciso estar de olho nas tendências, pois são constantes os lançamentos. Porém, em sua grande maioria, elas são peças atemporais, que surgem a cada temporada, mas se mantêm em uso por muitos e muitos anos. Aqui na Imperial Semijoias, estamos sempre antenadas nas tendências a fim de trazer, em primeira mão, o que há de melhor nesse mercado.
7- Falando nisso, existem peças ou estilos para se usar no verão e no inverno?
Assim como na moda, no mundo das semijoias, a cada estação, uma tendência ganha mais força e se destaca entre as demais propostas. No verão, a estação promete trazer muita cor e elementos icônicos. Já no inverno, o estilo clássico, retrô, a correntaria pesada, os brincões imponentes e os colares longos costumam ser os principais destaques.
8- Com que idade começa o interesse da mulher pela semijoia?
Na infância mesmo. Estudos contam que, por volta dos 7 anos, as crianças já têm o “senso da moda”, sabem o que gostam de vestir e usar. Com isso, começam a se interessar mais por diferentes estilos de roupas e acessórios. Porém, há casos e casos. A minha filha Giovanna, de 3 aninhos, não sei se é por minha influência ou se é algo dela mesmo, já é super antenada nesse universo. Não sai de casa sem as suas “joias”, como diz ela.
9- Conte sobre suas mais recentes coleções
Modéstia à parte, nós arrasamos nas últimas coleções. Mais que peças e tendências, nós agregamos sentimentos nelas. A penúltima coleção, ILUMINADA, foi inspirada em nossas clientes, em seus brilhos e na forma com que iluminam o mundo à sua volta, inclusive nós. Para isso, optamos por peças com brilhos, franjas, cores e personalidade. A nova coleção, INSPIRAÇÃO, foi uma homenagem às mulheres que me inspiram. Previamente planejado, fizemos um ensaio para o lançamento das peças, que comunicam força, elegância, afeto e união.
10- Qual você considera o diferencial da sua marca?
Costumo dizer que o nosso diferencial é a soma perfeita do nosso produto com a forma de trabalho que desenvolvi ao longo dos anos. Em relação aos produtos, sou extremamente exigente com as peças, visito as fábricas pessoalmente, escolho a dedo cada peça, realizo testes e assim aprovo para venda. O nosso alto padrão de qualidade, o bom gosto sem igual e a nossa autenticidade, sem sombra de dúvidas, são nossos grandes diferenciais.
11- Você mencionou sobre a sua forma de trabalho. Acredita que foi ela que ajudou a se destacar no mercado? Se sim, quais você considera que são seus pontos fortes?
Sim! Acredito que a minha imagem autêntica, associada a minha marca, aliadas a muito trabalho e dedicação, me ajudaram a fazer com que a Imperial Semijoias se destacasse nesse mercado. Considero alguns dos meus pontos fortes a minha conexão com meu público, a presença forte e constante no Instagram, a abordagem de temas importantes, a transparência, a seriedade nos processos e a antecipação em trazer, em primeira mão, as principais tendências.
12- O que, hoje, significa a Imperial Semijoias para você?
Ela é mais que a venda de acessórios, é o sonho realizado de Deus para mim. Hoje, entendo que é a minha principal forma de somar no mundo, de iluminar pessoas, de levar e, principalmente, resgatar autoestima, é a luz no fim do túnel para muitas e também um dos canais de entrada de boas energias na minha vida. Sinto o carinho de pessoas que eu não conheço pessoalmente, mas que fazem parte dos meus dias e sei que essa é uma via de mão dupla para essas pessoas também.
13- Deixe um recadinho para nossos leitores.
Sejam bem vindas à Imperial Semijoias! Visitem a nossa loja no 4° Piso do Pátio Sabiá e nos acompanhe pelo nosso Instagram @imperial_semijoias. Aqui, nós exaltamos a beleza que já existe em você, por meio do que há de melhor e mais moderno no mundo dos acessórios e semijoias de alto padrão.