O espaço de aprendizagem Eduka Udi preza por um atendimento que valoriza os conhecimentos que o indivíduo já possui, ou seja, as suas vivências e, com isso, personaliza as sessões, alinhando-as às necessidades de cada aprendente, de uma maneira lúdica, colocando o plano de intervenção em ação, haja vista que o brincar está diretamente relacionado à aprendizagem.
A ludicidade não só desenvolve habilidades cognitivas e socioemocionais, como também torna o aprendizado mais prazeroso e significativo. Todavia, é fundamental que a brincadeira seja utilizada com intencionalidade, de forma consciente e planejada.
Em se tratando de crianças típicas ou atípicas, as atividades lúdicas têm o importante papel de auxiliá-las no desenvolvimento de diversos aspectos, podendo desempenhar nelas papéis sociais que, de forma descontraída, ajudam a desenvolver a criatividade, a imaginação e a socialização, além de contribuírem para o desenvolvimento de habilidades de linguagem, ciências, raciocínio lógico e arte. Para os adultos e idosos com declínio cognitivo, a estimulação cognitiva pode representar uma potencial e promissora intervenção, pois ajuda-os a conviver ou superar os déficits cognitivos e as limitações emocionais, ambientais e sociais, proporcionando- -lhes melhora na sua qualidade de vida, o que possibilita uma melhor interação social.
Leia na íntegra acessando: https://revistacultnet.com.br/wp-content/uploads/2023/05/Cult-183-.pdf