Alexandre Borges – “Palhaços” é um clássico que discute a profissão do artista.

O ator e diretor Alexandre Borges acaba de estrear em São Paulo e segue em turnê pelo país com o espetáculo “Palhaços” sob sua direção e texto de Timochenko Wehbi. No elenco estão Dedé Santana e Fioravante de Almeida. Encontrei com os três na estreia do espetáculo no CCBB e falei com o diretor.

Qual a pertinência de se montar um espetáculo como “Palhaços” hoje no país?
É um clássico e acredito que discuta a profissão do artista, o que é ser artista em nosso país, uma vida dedicada à arte, dificuldades e angústias, os bastidores e aquilo que o público acha que sabe sobre a vida do artista, por isso mesmo gera muita curiosidade. Tive a honra de ter o Dedé Santana, que é embaixador do circo no Brasil, e aqui ele representa um palhaço de circo que recebe um fã em seu camarim para conversar.

Como foi dirigir o Dedé?
Ele faz parte do nosso imaginário de humor brasileiro, ele está na nossa identidade de humor, principalmente nas décadas de 80 e 90. É um filme para mim, eu cresci assistindo Os Trapalhões e ele como pessoa é um ser humano fantástico, muito simpático, aberto para a direção e em cena um artista
curioso, com muita energia em seus 82 anos, contribui com ideias, isso é muito bom.

Para você, como ator de televisão, cinema e teatro, como é estar do outro lado, dirigindo amigos?
Sabe que não dá vontade estar lá? Mas ao mesmo tempo eu me imagino em cena por alguns momentos, porém o importante é fazer o máximo para os atores estarem brilhando, confortáveis e seguros, movimentos orgânicos, ouvir a equipe de criação, cenário, figurino, sonoplastia, iluminação, todos colaboram, e essa comunhão é que me faz ter que tomar decisões, como agora é azul, agora é vermelho, é alto ou é mais baixo. Isso que é interessante neste processo criativo.

E quando é que o diretor sabe que o projeto deu certo?
Nunca!

Fernando Prado é apresentador de tv, rádio, internet e eventos.
Assessor de comunicação e produtor de conteúdo para terceiros.
Está no YouTube através do canal fernandoprado.com/td

ESCRITO POR FERNANDO PRADO | COMUNICADOR MULTIMÍDIA
FOTO DE LEO CROSARA | DIVULGAÇÃO

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *