Osório Adriano Filho

UM MINEIRO BRASILIENSE, CUJA VIDA É REPLETA DE CASOS INSPIRADORES

 A decisão de trocar Miami por um enorme canteiro de obras, povoado por 30 mil candangos com a missão de construir a nova capital em apenas 41 meses, indica a personalidade inquieta e visionária de Osório Adriano Filho. Nascido em Uberaba, MG, casado com Silvia Adriano Naves, Osório Adriano completou 89 anos neste mês de julho, e a lição mais sólida de empreendedorismo de Osório Adriano veio de seus pais. Ambos foram incansáveis em apontar aos filhos Osório Adriano Filho, fundador do Grupo Brasal a importância da boa formação escolar como caminho para uma vida mais próspera em relação ao dia a dia modesto que levavam na fazenda da família.

O empenho pelo melhor aprendizado levou o jovem Osório Adriano abraçar a oportunidade e a enfrentar o desafio de estudar nos Estados Unidos, onde formouse Engenheiro Civil pela Universidade de Miami/Flórida – EUA. Período de muito aprendizado pessoal, pois pode comparar as semelhanças e diferenças culturais entre os dois países. Para antecipar sua formatura, decidiu fazer o summer school, reduzindo o contato com a família aos raros telefonenas e telegramas por cinco anos. Recém-formado, retornou à cidade natal para rever familiares e amigos, firme no propósito de crescer profissionalmente nos Estados Unidos. Ao vir para o Rio de Janeiro para renovar o visto, conheceu o grupo de empresários americanos que buscavam por profissionais bilíngues. A adequação de seu perfil gerou um convite tentador: se unir ao grupo de profissionais responsáveis pela construção da nova capital do país – Brasília.

Mesmo precisando trabalhar, o jovem engenheiro, após pesquisa de mercado, apresentou uma proposta salarial acima da média e que foi aceita. Ao comentar o fato, Osório Adriano deixa escapar “deveria ter pedido mais”, brinca. Chegou em Brasília em meados de 1957: “Comecei minha vida profissional muito bem remunerado. Não gastava muito, pois comia e dormia no alojamento da Novacap. Economizava para acumular o capital inicial para aproveitar as oportunidades que surgiriam”, relembra. Com a inauguração da cidade, Osório Adriano abriu sua própria empresa de engenharia e iniciou a diversificação de seus negócios.

A pequena empresa de serviços automobilísticos foi a semente para um dos maiores grupos empresariais da região Centro-Oeste. Hoje, a BRASAL, fundada há 54 anos, atua nos segmentos de produção e distribuição de bebidas (Brasal Refrigerantes), incorporação e construção imobiliária (Brasal Incorporações), revenda de veículos, corretora e consórcio (Brasal Veículos) e comercialização de combustíveis (Brasal Combustíveis). Representando com sucesso grandes marcas: The Coca-Cola Company, Heineken, Volkswagem, Ford, Shell e Petrobras. A diversidade nos negócios somada à excelência em gestão propiciou sua expansão para os mercados de Goiás, Tocantins e Minas Gerais.

A inserção dos filhos nos negócios ocorreu de forma espontânea. Ainda que mais distante da rotina, o Osorinho da Brasal, como era reconhecido no início de sua trajetória pelos vários amigos e admiradores de seu empreendedorismo, está presente. O time de profissionais da Brasal mantém o mesmo estilo arrojado de seu fundador. Todos cultivam o protagonismo e a vontade de fazer mais e melhor, o jeito de ser da organização, sistematizado na Cultura de Realização Brasal. Esse esforço tem sido alvo de reconhecimento contínuo de instituições nacionais e internacionais. Em 2017, as empresas Brasal se destacaram na premiação

Melhores Empresas para Trabalhar, Great Place To Work – GPTW. A Brasal Combustíveis conquistou o segundo lugar no Centro-Oeste na categoria de médias empresas, e o sétimo lugar no ranking nacional, também na categoria médias empresas. E, em 2018, foi considerada uma das melhores da América Latina. A Brasal Incorporações e a Brasal Participações (Centro Corporativo) também se destacaram na região do Centro-Oeste em 2017 e em 2018 ficaram entre as 10 melhores da região.

A Brasal Refrigerantes foi vencedora do Prêmio Nacional da Qualidade nos anos de 2009, 2015 e 2016, sendo este último com a distinção de Magna cum laude (reconhecimento dado pela FNQ – Fundação Nacional da Qualidade, às empresas que alcançam o destaque por dois anos consecutivos na categoria Grandes Empresas). Além disso, por três anos consecutivos, a Brasal Refrigerantes esteve entre as 150 Melhores Empresas para Você Trabalhar do Guia Você S/A, sendo em 2017 a primeira colocada na categoria nacional de Bens de Consumo.

Além de mais de 3.000 empregos diretos, a Brasal contribui para a economia dos mercados onde atua por meio dos investimentos e recolhimentos de impostos e do estímulo à sua cadeia de fornecedores locais e nacionais para o desenvolvimento. A organização também apoia eventos culturais, esportivos e sociais realizados na comunidade onde atua. As unidades de negócios têm corpo executivo próprio, todos alinhados aos cinco valores da Brasal: pessoas, confiança, excelência na gestão, evolução e gestão da marca, e às diretrizes da holding empresarial Brasal, hoje sob a direção ativa de seu primogênito Osório Adriano Neto.

Em Uberlândia desde 2014, a Brasal Incorporações trouxe o padrão de excelência de seus empreendimentos com o lançamento do Triad Vertical Residence – primeiro condomínio vertical de Uberlândia, que reúne a praticidade do apartamento e o espaço de uma casa. Projeto que segue a orientação da empresa em oferecer inovação e sustentabilidade. Além destas atividades, Osório Adriano é um grande admirador e investidor da atividade agropecuária, seguindo a tradição familiar de sua origem uberabense. “Sou extremamente grato à vida”, afirma o veterano empreendedor que mantém sua paixão pelos novos conhecimentos, pelo desenvolvimento das pessoas e pelo desdobramento da história do país e mundo. Um mineiro brasiliense, cuja vida é repleta de casos inspiradores.

 

I Bia Ribeiro I

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *