CARNES PREMIUM

SAIBA COMO ESCOLHER A VERDADEIRA CARNE PREMIUM 


O Brasil é um país tradicionalmente consumidor de carne bovina, isso se mostra evidente quando a média de consumo desse tipo de proteína no último ano foi superior a 30 quilos (fonte: Datagro) por pessoa e isso nos coloca entre os maiores consumidores de carne do mundo. Este número vem aumentando ano após ano, com destaque para as carnes Premium, principalmente cortes como o Ancho, Chorizo, Prime Rib, T-Bone e outros. E um dos grandes impulsionadores para esse fato foram os festivais de churrasco pelo país, que estão mudando a cultura do Tradicional Churrasco, e levando a carne grelhada no fogo para programas de televisão e menus de restaurantes de alta gastronomia.

O que são Carnes Premium? Esta classifi cação é atribuída devido à raça e, principalmente, ao método de criação dos animais, que é totalmente diferenciado do tradicionalmente encontrado em açougues e supermercados. As raças mais utilizadas e aptas a esse processo são as européias, sendo que no Brasil a Raça Aberdeen Angus, ou apenas Angus (uma raça do nordeste da Escócia) é a mais utilizada. Essas raças se destacam principalmente pela precocidade no ganho de peso e por ter um alto grau de gordura entremeada à carne chamada de Marmoreio, devido a semelhança com uma pedra de mármore. Estes ‘veios’ de gordura, em temperaturas elevadas, se derretem e proporcionam muita suculência, sabor e uma maciez surpreendente.

Dicas para não errar na escolha da Carne Premium Independente do corte da sua carne, ela deve ser bem marmorizada. Steaks (bifes) altos 2 ou 3cm, proporcionam uma maior suculência ao grelhar, pois desidratam menos. Certifique-se da cor da carne que, mesmo congelada, deve ter um vermelho intenso, nunca escura demais (exceto Wagyu, mas esse falamos em outro momento) e a gordura precisa ser clara sem pontos escuros. Se for comprar congelada, o ideal é descongelar lentamente dentro da geladeira de um dia para o outro.

WAGNER ROGER MAESTRI | ESPECIALISTA EM CARNES DIVULGAÇÃO | MAURO MARQUES

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *