MARQUEI A DATA DO MEU CASAMENTO! E AGORA? 

Alessandra Guimarães | Assessoria e Organização de Eventos

É MUITO IMPORTANTE CONTRATAR UMA ASSESSORIA PARA

COORDENAR TODO O PLANEJAMENTO DO SEU CASAMENTO

 

Acabei de ficar noiva! E agora? Afinal, depois do pedido de casamento, o caminho até o altar é longo. Isso não quer dizer que organizar um casamento em menos de 6 meses seja impossível, mas sugerimos um prazo de pelo menos 12 meses, até porque você terá mais disponibilidade de fornecedores e locais, conforme a data planejada. Em primeiro lugar, para que o seu grande dia não se torne um pesadelo e de muito stress, tenha em mente a organização. Não deixe nada para a “última hora”, planeje tudo com antecedência.   Sugerimos aqui alguns passos importantes para constar no seu check list como prioridade:

Defina a data e agende o Cartório:

Escolhida a data e o tipo de regime: Comunhão Parcial de Bens, Comunhão Universal de Bens ou Separação Total de Bens, o próximo passo é ir até o Cartório de Registro Civil mais próximo da residência de um dos noivos para saber exatamente qual a documentação exigida, pois pode variar de cartório para cartório. Assim que os documentos para casamento civil  forem providenciados pelo casal, “tem-se início o procedimento de habilitação para casamento, que demora cerca de 30 dias”. Este tempo é necessário para se provar que a união do casal está dentro das normas brasileiras. Se não houver nenhum impedimento à união, em 15 dias os noivos já podem estar aptos a casar. A partir dessa liberação, eles terão 90 dias corridos para oficializar a união. No dia e hora previamente agendados, os noivos devem comparecer ao cartório acompanhados de duas testemunhas maiores de 18 anos. Já existem alguns cartórios que disponibilizam algumas salas especais para realização da união, podendo assim, comparecer alguns amigos e familiares do casal, permitindo até contratar um fotógrafo para eternizar o momento.

Lista de convidados

Mesmo que ela ainda não seja definitiva, a lista lhe dará uma dimensão de como será o perfil do seu evento e isso lhe ajudará principalmente na escolha de um local ideal para receber com conforto todos os seus convidados e também qual tipo de buffet que melhor irá se adequar às suas escolhas. Para que ela também não seja motivo de brigas e discórdias entre os casais e familiares, procurem ser práticos e objetivos, pois lembrem-se que todo custo do evento será formatado no número de convidados, como buffet, bebidas. decoração, doces, etc). Convide realmente as pessoas que fazem parte da vida comum do casal, que se lembrem de vocês como, por exemplo, em datas comemorativas e sempre estão presentes de alguma forma no dia a dia de cada um.

Assessoria de eventos

É muito importante contratar uma assessoria para que os noivos possam ser orientados em todas as fases e terem o melhor planejamento dentro da realidade de orçamento proposto. Este profissional ajuda a planejar e coordenar todas as etapas até o grande dia. Ele cuidará dos orçamentos com os fornecedores, ajudará definir o cardápio do buffet, decoração da igreja, decoração do salão, contratação do fotógrafo, iluminação e Dj, além de criar todo o roteiro e protocolo do religioso até a recepção. Quanto mais sintonia houver entre o assessor e os noivos, maiores chances de realizar um evento com 100% de sucesso.

Escolha o estilo da festa

Escolha o estilo da sua festa. Este é um dos passos mais importantes na hora de organizar seu casamento. Primeiramente, porque os noivos devem sentir-se representados em todo o cenário da festa de casamento e, segundo, porque esta escolha envolve os convidados, o traje a usar, a comida, a música, etc. Os noivos devem decidir com antecedência se o casamento será num estilo formal ou mais informal e, a partir disso, pensar nas outras partes, como decoração e buffet.

Local da recepção (opção ar livre)

Este tópico está relacionado ao anterior. A escolha do local de recepção envolve, além do estilo da festa, a logística. Por exemplo: aqueles noivos que preferem um cenário mais natural e optam por um casamento todo ao ar livre, desde o civil até a recepção, devem analisar se a data que escolheram tende ou não a chuva ou frio. Se não houver perigo de acontecer um ou outro, deve ser considerado também o horário, afinal, você não vai querer que seus convidados fiquem à mercê de um sol muito quente. Sendo assim, para um casamento ao ar livre, na maioria das vezes, é necessária a contratação de estruturas, como cadeiras, aparadores e alguns móveis extras, tanto para a decoração quanto para o conforto dos convidados. Depois de escolher o local para receber os convidados do seu casamento, outros itens são fundamentais, como a escolha do som, Dj, banda, iluminação, filmagem e fotografia. Estes são os itens principais com os quais você deve se preocupar. Ou seja, o seu ponto de partida para planejar um grande dia perfeito, como você sempre sonhou. Seguindo estes passos e cuidando de tudo que está ligado a eles, o sucesso da cerimônia e da recepção será garantido.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *