Evaldo Pighini | Jornalista
MODELO FOI REVELADO NO SALÃO DO AUTOMÓVEL DE NOVA
IORQUE COMO PRODUTO GLOBAL DA MARCA SUL-COREANA
Os SUVs são a bola da vez no setor automotivo e, ao que parece, deverá pintar um novo modelo aqui em solo brasileiro. Apresentado no Salão de Nova Iorque, em abril, como produto global da Hyundai, o Venue é o mais recente utilitário esportivo compacto da marca sul-coreana e que tem como foco o público jovem e urbano. Para isso, a montadora concentrou suas apostas nas linhas descoladas do visual, no amplo pacote de equipamentos de série e nas tecnologias de conectividade a bordo.
Menor que o Creta fabricado no Brasil, o Hyundai Venue se enquadra na mesma categoria do Ford EcoSport, medindo cerca de 4 metros, assim como o SUV da Ford. Até o preço é parecido, com previsão inicial a partir de R$ 70 mil. É o menor e mais acessível SUV da marca. Embora comece a ser vendido nos Estados Unidos no fim deste ano, o Venue tem como principal destino países emergentes, por isso, o Brasil deve ser um dos mercados almejados pela Hyundai com o novo modelo. Outro indicativo disso é a medida do entre-eixos, a mesma do HB20 produzido no País.
A pegada junto ao público jovem está caracterizada no design mais personalizado e traços mais esculpidos que os “irmãos” Creta e Kona – outro modelo que deve chegar ao Brasil ainda este ano -, tanto que é oferecido com diversas opções de customização para o visual. A carroceria poderá ser pintada em várias cores, com teto em tonalidades contrastantes. O interior é atual e bem servido de elementos que incluem volante, manopla de câmbio e a central multimídia de 8 polegadas com Apple CarPlay e Android Auto. O quadro de instrumentos conta ainda com uma tela de 3,5 polegadas que abriga os componentes do computador de bordo. O Venue oferece ainda um conjunto de avançadas tecnologias de segurança, como assistente de permanência em faixa, alerta de fadiga, aviso de ponto cego e câmera frontal com alerta de colisão. Por aqui ainda é dúvida, mas para o mercado norte-americano o motor é o mesmo que equipa Creta e HB20 no Brasil, o 1.6 Gamma associado a um câmbio manual de 6 marchas ou automático CVT. Dados da montadora indicam consumo combinado de 14 km/l. Por enquanto, a sua produção será concentrada em Ulsan, na Coreia do Sul, que servirá como plataforma de exportação aos EUA e diversos outros mercados.