SUPPORTE APOSTA EM INOVAÇÃO E AMPLIA VISÃO SISTÊMICA E INTEGRADA 

Simone Simplício | Jornalista

COMO PLATAFORMA FULL COMMERCE, EMPRESA COMPLETA 20 ANOS NESTE MÊS

Com as frequentes mudanças no mundo dos negócios, as empresas têm apostado na tecnologia para inovar, fomentar as vendas e aumentar o número de clientes. Com experiência de 20 anos no mercado, a Supporte iniciou suas atividades no segmento de transporte e logística e é uma das empresas mais reconhecidas do setor na região. Para atender, de forma ampla, as necessidades do consumidor e facilitar sua experiência, a empresa atualmente conta com uma Plataforma Full Commerce e estrutura logística nos principais pontos estratégicos do país e oferece, ainda, solução completa B2C e B2B, com capacidade para atender grandes clientes no Brasil e exterior. A Supporte tem colocado as inovações tecnológicas como sua coluna dorsal, integrando um amplo ecossistema para levar o mais novo a seus clientes. Como parte desse plano de investimento, passou a fazer parte dos clientes da TOTVS em 2015, porque buscava integração de dados, BI (Business Intelligence), automação e sistemas integrados, com alto grau de controle, com o intuito de otimizar as operações e agilizar os processos, implantando então o  sistema de gestão, de WMS (Warehouse Management System) e da solução de BI (Business Intelligence). Para continuar a expansão, a empresa sentiu a necessidade de ter um sistema de gestão mais robusto para o controle de sua operação, já que o antigo não comportava todas as informações geradas e cada atualização se tornava um processo muito complexo. O tamanho do fornecedor e o conhecimento de mercado local entraram na decisão.

O diretor geral da Supporte, Alcides Roberto Rocha, afirma que após a parceria com a TOTVS houve um grande ganho operacional e de controle. “Defino essa parceria como sucesso e vencedora. Tivemos um salto tecnológico. Ganhamos uma visão sistêmica e integrada. Grande apoio ao pilar de compliance e governança. O produto é bom e o atendimento sempre está ao nosso lado, permitindo também que seja feita uma gestão de acordo com a regulamentação fiscal de cada estado. Por isso, a implantação foi realizada em fases e cada filial recebeu um tratamento personalizado”, disse. As soluções foram implantadas nas áreas operacionais, back office, financeiro, contabilidade e faturamento. O principal ganho foi poder enxergar a operação como um todo, uma vez que todo o gerenciamento do negócio se torna automatizado e é possível obter um controle mais assertivo da entrada e saída de produtos, da logística dos transportes e também do centro de distribuição.  O resultado inicial do projeto já está em um ganho de 20% em produtividade nos processos de back office da companhia. Segundo Rocha, fazer a microgestão do negócio, somada à automação dos processos, permite que as equipes saiam do operacional e foquem na estratégia. “Antes, por não haver uma ferramenta integrada, os processos eram feitos manualmente, o que aumentava as chances de erros. Hoje, é possível olhar para os detalhes, pois o sistema faz quase tudo. Ganhamos eficiência e produtividade, pois não perdemos mais tempo digitando coisas que não agregam valor nenhum ao negócio”, destaca. A Supporte começou as atividades em 14 de outubro de 1999, com cinco funcionários e hoje tem 290 colaboradores. Com o propósito de facilitar as experiências de consumo do cidadão, a empresa investe em tecnologia, desenvolve seu ecossistema e seus colaboradores para se manter na vanguarda. Presente em Manaus (MA), Ipojuca (PE), Uberlândia (MG) e São Paulo (SP), tem mais de 60 grandes clientes que utilizam dos mais diversos serviços, possibilitando ao cliente focar no seu core.

 

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