BRAÇO DE INOVAÇÃO DA TOTVS GERA NEGÓCIOS ENTRE EMPRESAS E STARTUPS

Ana Carolina Oliveira

IDEXO FAZ CONEXÃO ENTRE COMPANHIAS QUE PRECISAM INOVAR E STARTUPS MADURAS QUE TÊM POTENCIAL PARA SOLUCIONAR AS DEMANDAS

TOTVS – 10/04/2018 – Agência Selu – Ensaio sede, Sao Paulo.
Foto: Leonardo Rodrigues

 

O conceito startup se firmou e vem crescendo em todo o mundo. No Brasil, são mais de 12 mil empresas seguindo esse modelo, segundo o Startupbase. Um levantamento feito pela Associação Brasileira de Startups (ABStartups) aponta que a quantidade de startups cadastradas na associação dobrou de 2012 até 2017, indo de 2.519 para 5.147 negócios. Nessa proposta, a TOTVS criou o iDEXO, braço de inovação aberta para gerar negócios entre startups e grandes empresas.

De acordo com o diretor geral do iDEXO, Vítor Andrade, a plataforma surgiu para conectar o potencial das startups com as necessidades dos clientes do universo TOTVS, que são mais de 30 mil. De acordo com o head do iDEXO, esta frente nasceu em setembro de 2017, com o objetivo de ser uma aceleradora de startups em fase embrionária. No entanto, a TOTVS entendeu que startups mais maduras, que já possuem uma base de clientes, estão mais prontas para solucionar os desafios dos clientes da empresa, aproveitando as oportunidades de conhecimento de mercado, força de vendas e acesso à base de clientes da TOTVS.

Dinâmica

A iniciativa coloca à disposição das startups a credibilidade e conhecimento e a credibilidade acumulados, nos mais de 30 anos, pela empresa no desenvolvimento e comercialização de softwares B2B (de empresa para empresa), a capilaridade de sua força de vendas e o acesso aos clientes para escalar a geração de negócios com startups. Durante o processo de seleção, o iDEXO avalia a composição do time, tração, maturidade da tecnologia e complementaridade das candidatas com as soluções da TOTVS. E, para isso, busca startups com foco em produtos B2B que tenham relação com a base de clientes da empresa. A partir do momento em que a startup entra no ecossistema, o iDEXO já inicia o apoio no  processo de integração técnica, comercial e na apresentação à base de clientes TOTVS. Essas startups passam a fazer parte da nossa comunidade, tendo acesso à mentorias técnicas e de negócio, espaço de coworking, descontos em serviços e ferramentas, apoio na prototipação de novas soluções nos laboratórios de experiência do usuário e prototipação, além de participar em eventos do iDEXO e da TOTVS.

Eixos

Desde a fundação até setembro deste ano, a plataforma já apoiou 42 startups atuantes em mais de dez segmentos, dentre elas:

Gupy: ajuda as empresas a estruturar e centralizar todo o seu processo de recrutamento e seleção em uma única plataforma, desde a criação, divulgação e gestão de vagas até a seleção dos candidatos, utilizando inteligência artificial para encontrar os melhores profissionais para cada vaga. A Gupy é hoje uma das principais de empresas RH do Brasil e tem a TOTVS tanto como cliente quanto como parceira.

Avatar: oferece auditoria do processo de faturamento hospitalar, evitando erros em processo de cobrança. A ferramenta foi desenhada para atuar de forma automatizada, garantindo os recebimentos, evitando perdas ou retrabalhos e realizando a gestão de todas as transações em um ambiente online. Vitrine: centraliza todo o processo de Visual Merchandising em um só lugar. Tanto o disparo do guia para os expositores quanto o fluxo de aprovação. Isso não só garante uma maior organização, quanto diminui o tempo total gasto no processo em até dez vezes.

Startups

A conexão entre startups e empresas é feita especialmente por meio da força de vendas da TOTVS e seus franqueados que atuam próximos aos clientes e conhecem seus desafios. As startups têm acesso à TOTVS Store, marketplace online e tem oportunidades de se apresentarem para clientes em eventos de mercado, visitas à TOTVS e Demo Days do iDEXO. “O ecossistema de startups brasileiro vem crescendo de maneira acelerada e a qualidade das startups tem acompanhando essas evoluções. Elas combinam inovação em tecnologia, uma excelente experiência do usuário e novos modelos para entregar soluções para os desafios dos seus clientes. E a combinação entre produtos de startups e da TOTVS é a melhor solução para os desafios de gestão das empresas brasileiras. O frescor das startups com a robustez da TOTVS permite oferecer uma solução mais completa para os clientes”, analisa Andrade.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *