Eduardo Neubern | Diretor Executivo da Techfin da TOTVS
A MISSÃO DA TECHFIN É MELHORAR A MANEIRA COMO OS CLIENTES COMPRAM, PAGAM, VENDEM E RECEBEM.
Estamos presenciando uma convergência silenciosa que vai transformar o mundo dos negócios. O encontro da tecnologia com os serviços financeiros, dando origem às fintechs, tem alterado rapidamente a maneira como guardamos dinheiro, contratamos crédito, compramos, vendemos e investimos. Essa transformação está apenas começando e seu ritmo de expansão é alucinante: de acordo com o Distrito Fintech, no primeiro semestre de 2019, o Brasil já contava com mais de 600 fintechs em operação.
Este fenômeno é impulsionado por alguns fatores chave. A tecnologia já permite que bancos digitais tenham um custo de aquisição de clientes entre 6 e 9 vezes mais baixo do que seus concorrentes tradicionais, consequentemente, atingindo mais pessoas de maneira mais rápida e mais barata. Além disso, a tecnologia, aliada ao uso inteligente dos dados, permite construir uma experiência de uso muito mais amigável, personalizada e relevante, uma vez que as ofertas são baseadas no perfil e nas necessidades dos usuários. Por fim, a regulamentação de serviços financeiros tem sido revista para acelerar as melhorias trazidas pelas fintechs. Os astros estão alinhados.
É neste contexto que a TOTVS lançou há alguns meses a TOTVS Techfin. O nome não é um jogo de palavras e sim uma mostra clara de que a TOTVS continuará fazendo o que faz de melhor: aplicar TECHnologia e uso inteligente de dados para simplificar, baratear e ampliar o acesso de seus clientes aos serviços oferecidos em parceria com o mercado FINanceiro. Uma evolução natural se pensarmos que a TOTVS, desde o início, ajuda seus clientes na gestão de seus negócios.
Nossos clientes são, portanto, o ponto de partida nessa jornada. A missão da Techfin é melhorar a maneira como os clientes compram, pagam, vendem e recebem. As informações que circulam nos sistemas permitem à TOTVS traçar o que chamamos de “check-up financeiro” dos clientes. Com essas informações, conseguimos ajudar os parceiros do mercado financeiro, por exemplo, a aprovar mais crédito a taxas mais competitivas e de maneira mais rentável. Ou seja, um ganha-ganha fundamental num mercado em que a necessidade de crédito das pequenas e médias empresas é, atualmente, 9 vezes maior do que a oferta.
Por isso que a Techfin atua como uma ponte para simplificar, ampliar e baratear o acesso dos mais de 30 mil clientes TOTVS às melhores soluções de pagamentos, crédito e demais serviços financeiros.
SIMPLIFICAR, por exemplo, a vida de um pequeno mercado que atualmente precisa contratar serviços de três parceiros diferentes para realizar suas vendas: uma solução de ponto de venda (PDV), uma para gerenciar e conciliar os pagamentos (TEF) e um serviço de adquirência para vendas em cartões. Com a Techfin este varejista resolve tudo, contratando um combo único da TOTVS da maneira mais simples, rápida e barata do mercado. Essa oferta já está disponível para todos os clientes TOTVS!
AMPLIA a capacidade de vendas de qualquer escola ou universidade da carteira de cliente TOTVS que passará a aceitar cartões para receber os pagamentos dos alunos de maneira tão simples, rápida e segura quanto à forma como pagamos pelo nosso serviço de assinatura de streaming. Tecnologia da TOTVS melhora sim o jeito como os clientes vendem e recebem seus pagamentos!
BARATEIA a vida de um pequeno empresário que precisa de crédito para comprar mais matéria-prima da indústria e dessa forma crescer suas vendas. As informações dos sistemas TOTVS ajudam nossos parceiros a conhecer melhor nossos clientes, dessa forma aprovando mais crédito e a taxas mais competitivas. Já a tecnologia TOTVS permite que o cliente contrate esse crédito diretamente nas telas do sistema, de maneira simples, rápida e transparente. Assim como tudo o que a TOTVS faz, tudo será pensado para os 12 segmentos de atuação da companhia e aplicáveis a todas as regiões do país em que estamos presentes.
Eduardo Neubern é diretor executivo da Techfin da TOTVS. Acumula mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro e, desde março de 2019, trouxe para a companhia habilidades como a construção, turnaround, expansão e rentabilização de negócios de serviços financeiros, pagamentos e loyalty.