PREPARANDO JOVENS PARA O MERCADO DE TRABALHO

RESPONSABILIDADE SOCIAL 

Ter habilidades diferenciadas, capacidade de se relacionar, credibilidade e qualificação são alguns atributos buscados pelo mercado de trabalho na hora de contratar. E para ter esse conjunto de qualidades é preciso começar desde cedo. Além de oferecer soluções que simplificam os negócios de diversas empresas, a TOTVS abre as portas do mercado de trabalho para muitos jovens, participando da formação educacional e empregabilidade, com apoio do IOS – Instituto de Oportunidade Social, projeto mantido pela TOTVS e outros parceiros, que atualmente atende diversas regiões do Brasil.

Um exemplo disso é a parceria entre IOS e Instituto Madiba, localizado no município de Sacramento, em Minas Gerais. O Instituto Madiba é um polo de tecnologia social do IOS e a TOTVS Triângulo Mineiro foi grande viabilizadora dessa parceria. O Madiba oferece oportunidades que contribuem com a educação, o conhecimento e a cidadania, inclusive dando abertura para que empresas participem do processo educacional, envolvendo-as por meio de projetos que promovam a educação em prol de um mundo melhor. 

Além do programa de empregabilidade, a grade curricular do IOS inclui a aula de vivência comportamental corporativa, aulas de sistema de gestão integrada, que inclui em seu cronograma compras, faturamento, estoque, custos, financeiro e contabilidade, além de aulas de reforço de informática, matemática e português, redação, acompanhamento psicológico, entre outros. O curso é direcionado para jovens estudantes entre 15 e 24 anos que estejam cursando ou concluíram o ensino médio e pessoas com deficiência física, visual parcial ou auditiva a partir de 16 anos. “Ao longo do curso, há avaliações individuais para verificar o aprendizado assimilado pelo aluno e o trabalho de conclusão de curso é elaborado em equipe. Ao final do processo, além da formação em tecnologia, o jovem sai do IOS preparado para o mercado de trabalho, com comportamento profissional e consciente”, afirma Marcílio.

Para a diretora administrativa do Instituto Madiba, Marize da Cunha Rezende Cerchi, a parceria com o IOS já atendeu 120 jovens. “Um dos pontos de maior destaque deste projeto especificamente é em relação à empregabilidade. As empresas gostam tanto de nossos jovens que ficam ligando pedindo se temos mais para indicar”, observa. O Instituto Madiba atualmente conta com cinco projetos: IOS – Instituto de oportunidade Social, Projeto Cidadania, Biblioteca MC, Cursinho Madiba e Projeto de Gamificação e Robótica em parceria com a SuperGeeks.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *