Letícia Pereira Alves | Arquiteta e Urbanista
Prático e versátil, o Drywall é uma das soluções mais eficientes na construção civil
Você já ouviu falar em Drywall? Utilizado no Brasil há mais de 20 anos, o Drywall foi criado nos Estados Unidos por volta de 1894 e significa “parede seca”, conhecido também como placa de gesso acartonado. As placas são parafusadas em estruturas metálicas, formando paredes para separação de ambientes ou aplicadas em parede antiga para nivelar a superfície. Além do baixo custo, essas placas podem inclusive receber outros revestimentos, como azulejos, cerâmicas, pastilhas, texturas, pinturas e outros. Muito prático e versátil, o Drywall é uma das soluções mais eficientes na construção civil por reunir excelentes características físicas, econômicas e de velocidade, além de componentes recicláveis e não tóxicos. Confira as melhores maneiras de utilizá-lo:
1.Reforma de escritórios e residências – Paredes
Seja de uma sala comercial, casa ou apartamento, uma reforma pode gerar muito desconforto com relação a custos, sujeiras e demora. Por isso, indico o uso do Drywall com tranquilidade. O produto é ideal para as mais diversas obras, principalmente para criação de novas divisões de ambientes, pois garante resistência, conforto termoacústico, praticidade, baixo custo e pouca sujeira, além de ganho de área útil, pois as paredes são mais finas que o convencional.
2. Para efeitos de iluminação – Forros e Sancas
A instalação do forro de gesso permitiu eliminar a necessidade da execução da laje teto, trazendo além do benefício da economia, uma função decorativa que valoriza ainda mais o ambiente. Sancas e cortes no forro permitem uma exploração de efeitos especiais na iluminação que cria diferentes cenários para um mesmo espaço.
3. Para prevenção de incêndio e isolamento de radioatividade
O Drywall pode ser utilizado para impedir o alastramento do fogo, as placas “RF” – resistente ao fogo, são recomendadas para saídas de emergência ou em áreas de grande risco de incêndio, já que são capazes de impedir o fogo por até 90 minutos e até mesmo para isolamento radioativo, as placas baritadas são usadas em clínicas, salas de radiografia e exames, laboratórios, etc.
4. Áreas molhadas
Ao contrário do que muitos possam pensar, o Drywall pode ser utilizado em áreas molhadas, ou seja, locais de grande umidade e/ou expostos à água, sendo uma ótima alternativa para cozinhas, banheiros, áreas de serviço e outros locais que demandem resistência à chuva e água. Feita com aditivo hidrofugante, a placa “RU” – resistente à umidade, foi desenvolvida especificamente para esses tipos de utilização.
5. Como mobiliário: prateleiras, estantes e nichos
O Drywall também pode ser utilizado para construção de itens de mobiliário como painéis para TV, balcões, armários, prateleiras, estantes e nichos, elementos que muitas vezes acabam por onerar o custo do projeto dependendo do material e acabamento escolhido. Representando uma significativa economia de tempo e dinheiro, o orçamento do mobiliário pode ser reduzido de 40 a 60% com a solução do Drywall, mantendo a funcionalidade e a beleza dos ambientes.
Além de todas essas vantagens citadas, a parede de Drywall facilita a manutenção das instalações elétricas, hidráulicas e de iluminação, pois o acesso à rede através das placas é muito fácil e não precisa quebrar nada. Me acompanhe aqui na Revista Cult e nas redes sociais e economize aprendendo.
Letícia Pereira Alves é arquiteta e urbanista.
Instagram: @arqleticiadesign
Contato: [email protected]