Desafios da comunicação

Toni Valente | Presidente da APP – Associação dos Profissionais de Propaganda

A publicidade, como a conhecemos hoje, está em rápida transformação.

Por mais que a tecnologia seja essencial, deixar tudo por conta dela pode ser um tiro no pé, haja visto que nada substitui o calor humano quando está em jogo a fidelidade e a capacidade de decidir, pelo certo ou errado, as demandas das pessoas em relação à marca, produto ou serviço. O consumidor não quer mais ser bombardeado por mensagens que só têm um objetivo: “Compra! Compra! Compra!”. Mas sim perceber que a marca está engajada com o seu território, preocupada com causas sociais, ambientais, que tragam mensagens com conteúdos relevantes, com histórias que as deixem emocionadas, felizes, que tragam satisfação e desejos, sem necessariamente terem a sua autoestima abalada e a sua privacidade invadida. A publicidade, como a conhecemos hoje, está em rápida transformação. Os meios e as plataformas dedicadas a promover a interação com as pessoas mudam do dia para a noite, ou seja, o que hoje parece ser bom pode não ser a mesma coisa amanhã, e isso não tem volta. Um dos desafios em 2020, para atender esse novo tempo de construção de marca e a forma de engajar o consumidor, passa pela formação, qualificação e criatividade dos profissionais que atuam nas diferentes áreas da indústria da comunicação. A diversidade na publicidade, inteligência artificial, transparência nas relações dos negócios, estarão cada vez mais presentes em nosso dia a dia, e a criatividade será um grande diferencial, uma vez que as máquinas jamais irão pensar e se emocionar de forma humanizada. Caberá aos criativos, de diversas áreas, fazerem a diferença para transformar os negócios e a sociedade.

Fortalecer e representar o mercado da publicidade e comunicação continuará sendo uma das bandeiras da APP (Associação dos Profissionais de Propaganda), entidade sem fins lucrativos, que busca sempre qualificar o mercado, promovendo eventos que trazem informações relevantes e atividades de interesse dos profissionais e das empresas que compõem o trade da comunicação, como agências de publicidade, digitais, veículos de mídia, assessorias de marketing e comunicação, fornecedores do setor e também das faculdades de publicidade, propaganda e marketing. Assim como a tecnologia é importante para facilitar as nossas vidas, a humanização é o divisor de águas entre o sucesso e o fracasso de um negócio. É preciso pensar anos à frente e entender que é o coração e a mente que sempre serão os protagonistas das inovações. E a maneira de ativá-las para engajar as pessoas sempre será uma tarefa feita por uma mente criativa, que respira pelos pulmões, que tem batimentos cardíacos e que se emociona quando o resultado do seu trabalho transformou pessoas e promoveu o crescimento de uma causa. Um ano incrível e de grandes conquistas.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: