Mario Spaniol 

Mathaus Sanchez | Jornalista

Fotos Divulgação

Entrevista com o empreendedor internacional Mario Spaniol.

O empresário e fundador da Carmen Steffens, Mario Spaniol

Muito mais que um empresário de projeção internacional, Mario Spaniol é um visionário nato, que começou a empreender desde muito jovem. Fundador da Carmen Steffens, conseguiu aquilo que milhares de experientes empresários ainda estão longe de conseguir. São mais de 560 lojas em mais de 20 países e com mais de 45 anos de carreira profissional. Entre as celebridades internacionais que usam Carmen Steffens estão Madonna e Paris Hilton, isso sem contar as diversas celebridades nacionais. Conheça um pouco mais da história desse empreendedor inovador que conquistou milhares de mulheres por todo o mundo com seus produtos.

Como você começou a empreender?

Meu primeiro emprego aos 15 anos foi muito importante, eu estudava à noite e me formei em Economia, mas o mundo real de uma empresa é uma escola fantástica. As pessoas querem estudar até os 35 anos e não praticam o mundo real, eu gosto muito da filosofia dos alemães, você estuda e trabalha naquilo que você está estudando. Essa experiência pra mim foi fundamental, porque eu estudei em uma empresa de mala e bolsas. Nela eu aprendi finanças, como se compra, departamento comercial, RH e todas as áreas importantes de uma empresa durante cinco anos.

Qual foi o seu segundo desafio?

Depois eu montei uma pequena empresa de produtos para couro, máquinas e produtos químicos com meu irmão, que era técnico nesse ramo de couros e eu administrador, então juntamos forças e decidimos abrir essa empresa, isso deu muito certo e abrimos uma filial em Franca. Em 1983 eu resolve largar esse negócio e abrir um curtume, eu tinha muita informação de moda, muitas conexões na Europa de trazer coisas para o Brasil, isso fez eu conquistar muitos clientes, depois de alguns anos eu era o maior curtume do estado de São Paulo, mas eu precisava de mais, porque eu queria ter uma marca e chegar no consumidor final.

 E a história da marca, como começou?

Em 90 fui morar na Itália durante seis meses. Neste período eu fiz uma pesquisa de como era o processo de fabricação, criação e desenvolvimento das maiores marcas do mundo. Voltei para o Brasil com a intenção de abrir uma marca Italiana top, foram dois anos para montar com os melhores equipamentos da Alemanha, montei também uma equipe top e comecei.

 Como foi definido o design dos produtos?

Contratei um estilista de Belo Horizonte, mas o design dele não deu muito certo. Logo depois, em 1993, me casei com a Monalisa. Em 1995, ela entrou para a fábrica e abrimos uma loja de fábrica com os produtos com o design antigo. Então, Monalisa comentou que seria difícil de vender um sapato com aquele design. Eu disse pra ela desenhar peças mais bonitas, então ela fez seis linhas e venderam 85%, a partir de então ela foi cuidar do estilo e eu da gestão.

 O processo de arriscar foi muito importante?

Mario e Monalisa com a atriz de Hollywood, Drew Barrymore

Sim, no começo foi preciso muita persistência, porque todo negócio novo é assim, não é fácil, você não vai ganhar dinheiro no primeiro dia. Por isso, é muito importante você saber o que quer e ter persistência.

Você já pensou em desistir?

Em pensei em desistir 100 vezes, toda vez que eu desanimei eu pensava no nome da marca, que é o nome da minha mãe, então teria que dar certo. Com o tempo você tem que conquistar clientes, conquistar credibilidade, isso é um processo demorado.

Como você acredita que está a juventude brasileira na atualidade?

Muitos querem fazer sucesso muito rápido, em 30 dias, você tem que terminar aquilo que você começou e é preciso ter muita disciplina para ter sucesso.

Qual a diferença entre o estudo e a prática atualmente?

O estudo é muito bom, mas é melhor aliar a experiência da prática do que apenas a teoria, a prática é muito importante. Eu acho que as pessoas precisam ter um projeto de cinco a seis anos, onde eles irão investir na qualificação.

Que conselho que você deixa para os empreendedores?

Cada pessoa tem que correr atrás de seus sonhos e não desistir, porque muitas coisas irão acontecer no meio do caminho.

Um sonho?

Estar entre as 50 marcas mais importantes do mundo em 2030 ou 2035, este é o nosso desafio.

 

Você é uma pessoa exigente?

Pelo fato de eu ser de origem alemã, sou uma pessoa muita metódica e
gosto de coisas muito bem-feitas.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Políticas de Privacidade e Termos e condições, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.