Mathaus Sanchez | Jornalista
Fotos Divulgação
Entrevista com o empreendedor internacional Mario Spaniol.
Muito mais que um empresário de projeção internacional, Mario Spaniol é um visionário nato, que começou a empreender desde muito jovem. Fundador da Carmen Steffens, conseguiu aquilo que milhares de experientes empresários ainda estão longe de conseguir. São mais de 560 lojas em mais de 20 países e com mais de 45 anos de carreira profissional. Entre as celebridades internacionais que usam Carmen Steffens estão Madonna e Paris Hilton, isso sem contar as diversas celebridades nacionais. Conheça um pouco mais da história desse empreendedor inovador que conquistou milhares de mulheres por todo o mundo com seus produtos.
Como você começou a empreender?
Meu primeiro emprego aos 15 anos foi muito importante, eu estudava à noite e me formei em Economia, mas o mundo real de uma empresa é uma escola fantástica. As pessoas querem estudar até os 35 anos e não praticam o mundo real, eu gosto muito da filosofia dos alemães, você estuda e trabalha naquilo que você está estudando. Essa experiência pra mim foi fundamental, porque eu estudei em uma empresa de mala e bolsas. Nela eu aprendi finanças, como se compra, departamento comercial, RH e todas as áreas importantes de uma empresa durante cinco anos.
Qual foi o seu segundo desafio?
Depois eu montei uma pequena empresa de produtos para couro, máquinas e produtos químicos com meu irmão, que era técnico nesse ramo de couros e eu administrador, então juntamos forças e decidimos abrir essa empresa, isso deu muito certo e abrimos uma filial em Franca. Em 1983 eu resolve largar esse negócio e abrir um curtume, eu tinha muita informação de moda, muitas conexões na Europa de trazer coisas para o Brasil, isso fez eu conquistar muitos clientes, depois de alguns anos eu era o maior curtume do estado de São Paulo, mas eu precisava de mais, porque eu queria ter uma marca e chegar no consumidor final.
E a história da marca, como começou?
Em 90 fui morar na Itália durante seis meses. Neste período eu fiz uma pesquisa de como era o processo de fabricação, criação e desenvolvimento das maiores marcas do mundo. Voltei para o Brasil com a intenção de abrir uma marca Italiana top, foram dois anos para montar com os melhores equipamentos da Alemanha, montei também uma equipe top e comecei.
Como foi definido o design dos produtos?
Contratei um estilista de Belo Horizonte, mas o design dele não deu muito certo. Logo depois, em 1993, me casei com a Monalisa. Em 1995, ela entrou para a fábrica e abrimos uma loja de fábrica com os produtos com o design antigo. Então, Monalisa comentou que seria difícil de vender um sapato com aquele design. Eu disse pra ela desenhar peças mais bonitas, então ela fez seis linhas e venderam 85%, a partir de então ela foi cuidar do estilo e eu da gestão.
O processo de arriscar foi muito importante?
Sim, no começo foi preciso muita persistência, porque todo negócio novo é assim, não é fácil, você não vai ganhar dinheiro no primeiro dia. Por isso, é muito importante você saber o que quer e ter persistência.
Você já pensou em desistir?
Em pensei em desistir 100 vezes, toda vez que eu desanimei eu pensava no nome da marca, que é o nome da minha mãe, então teria que dar certo. Com o tempo você tem que conquistar clientes, conquistar credibilidade, isso é um processo demorado.
Como você acredita que está a juventude brasileira na atualidade?
Muitos querem fazer sucesso muito rápido, em 30 dias, você tem que terminar aquilo que você começou e é preciso ter muita disciplina para ter sucesso.
Qual a diferença entre o estudo e a prática atualmente?
O estudo é muito bom, mas é melhor aliar a experiência da prática do que apenas a teoria, a prática é muito importante. Eu acho que as pessoas precisam ter um projeto de cinco a seis anos, onde eles irão investir na qualificação.
Que conselho que você deixa para os empreendedores?
Cada pessoa tem que correr atrás de seus sonhos e não desistir, porque muitas coisas irão acontecer no meio do caminho.
Um sonho?
Estar entre as 50 marcas mais importantes do mundo em 2030 ou 2035, este é o nosso desafio.
Você é uma pessoa exigente?
Pelo fato de eu ser de origem alemã, sou uma pessoa muita metódica e
gosto de coisas muito bem-feitas.