Recomendada pelos especialistas como peça de proteção contra o vírus da Covid-19, as máscaras precisam de atenção e cuidados especiais para completa eficácia.

Acessório indispensável no combate à pandemia, a máscara tem sido o objeto recomendado pelos principais órgãos de saúde para ser utilizado pela população em locais aglomerados a fim de evitar a transmissão do vírus através de pessoas assintomáticas ou pré-assintomáticas. Contudo, para garantir a proteção da máscara é necessário estabelecer medidas cautelosas durante o dia-a-dia.
Confira abaixo as principais informações divulgadas pelo Ministério da Saúde e por profissionais especializados da área em relação aos modelos recomendados para a população geral, formas de aplicação, modos de uso e higienização correta das máscaras.
Máscara hospitalar x máscara caseira
Devido a escassez de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), o Ministério da Saúde indica que as máscaras cirúrgicas, N95 e PFF2 sejam priorizadas para os profissionais da saúde, aqueles que se encontram na frente de combate ao vírus. Para a população, recomenda-se a utilização de máscaras caseiras, pois quando bem desenhadas e higienizadas, garantem uma boa eficácia na proteção contra o vírus.

Tipos de tecidos
Em nota informativa, o Ministério da Saúde sugere tecidos de pano para composição da máscara caseira, sendo eles: cotton (55% poliéster e 45% algodão), tecidos de algodão (como camisetas 100% algodão) e fronhas de tecido antimicrobiano.
Aplicação e tempo de uso
De acordo com o professor de infectologia da Unifesp, Celso Granato, a máscara deve ficar justa no rosto, amarrada atrás da cabeça e cobrindo totalmente a boca e nariz. O tempo médio de duração da máscara é 2 horas.
“Quando está com a máscara, o contato do ar com a boca gera umidade, deixando a máscara molhada e perdendo assim sua efetividade de proteção”, explica o professor.
Descarte e higienização
Caso utilize máscaras descartáveis tipo cirúgica, N95 e PFF2, é aconselhável retirar a máscara puxando-a para trás. Em seguida, faça uma dobra e descarte no lixo. Lembre-se de lavar a mão com água e sabão antes e depois de descartá-la.
As máscaras caseiras de pano podem ser reutilizadas caso não apresentem nenhuma deterioração ou desgaste do tecido, mas devem ser higienizadas adequadamente, seguindo os passos:
- Lave a mão antes de retirar a máscara.
- Remova a máscara pegando pelo laço ou nó da parte traseira.
- Mergulhar a máscara por 30 minutos em um recipiente com água potável e água sanitária (A proporção de diluição recomendada é 10 ml de água sanitária para 500 ml de água).
- Após o tempo de imersão, enxague bem em água corrente e realize o processo de lavagem com água e sabão.
- Coloque a máscara para secar.
- Ao final do processo de higienização lave a mão novamente com água e sabão.
Na reutilização da máscara caseira, verifique se o pano está completamente seco. Após diversos ciclos de lavagem, os sinais de desgaste da máscara indicam para o descarte imediato do objeto.
Por Communicare Jr. | Matheus Dias