BEM CULT 162
Aline Montenegro e Fernanda Muniz
Fotos Divulgação
Normas para reabertura de estabelecimentos da área de alimentos.
Devido a situação atual, os estabelecimentos de food service foram muito afetados e deverão seguir regras rígidas de segurança e qualidade para que seus clientes se sintam seguros em voltar a frequentar bares e restaurantes com garantias higiênico-sanitárias. O Coronavírus SARS-CoV-2 é sensível a água e detergente ou sabão e a temperatura acima de 45ºC. Portanto, os requisitos de higiene do seu estabelecimento devem estar bem alinhados e muito bem executados. Ao reabrir um estabelecimento alguns requisitos são importantes:
Estoque – Verificar a validade de todos os produtos, a forma de como ficaram armazenados, sejam congelados, secos ou refrigerados.
Higiene do local – A limpeza do local deve ser feita com maior frequência, os equipamentos devem ser lavados, observar os cantos e por trás dos equipamentos, higienização de maçanetas e puxadores deve ser feita várias vezes por dia.
Atendimento – Logo na entrada do estabelecimento pode-se colocar tapetes sanitizantes e medição de temperatura, além de um dispenser com álcool 70%.
Deve-se demarcar o piso com distanciamento de 2 metros para casos de filas, assim como as mesas. Sempre que um cliente desocupar uma mesa, tanto a mesa como a cadeira devem ser higienizadas com álcool 70%. Não podem ser oferecidos objetos para serem compartilhados, como azeite, palitos, temperos, ou enfeites de mesa, cardápios de preferência digitais e em balcões de atendimento, pode-se fazer o uso de barreiras de acrílico.
Colaboradores – É de suma importância treinar a equipe sobre os novos procedimentos de atendimento, limpeza, uso de máscara, higiene pessoal, para que toda equipe se sinta segura e transmita segurança para seu cliente. Conte com a Aliment Consultoria para reabertura segura e efetiva do seu estabelecimento.
Aline Montenegro e Fernanda Muniz são consultoras de alimentos. [email protected]