MUNDO CULT
Mathaus Sanchez | Promoter
Fotos Divulgação
Conheça empresários que hoje são referências de inovação e transformação.
Nesta edição da revista Cult selecionei quatro empreendedores de projeção nacional, que acompanho mensalmente, para contar sobre suas histórias de transformação. Afinal, todos nós temos um início de carreira, passamos por momentos difíceis e de incertezas, mas é possível sim ter sucesso profissional e acreditar que todos seus sonhos podem se realizar. Conheça mais sobre o início, a inovação e transformação dos empreendedores Robinson Shiba (China Inbox), Camila Klein, Alexandre da Costa (Cacau Show) e Martha Medeiros.
Robinson Shiba – China in Box
No início dos anos 90 só existia entrega de pizzas no Brasil. Robinson Shiba, cheio de ideias adquiridas em suas viagens, percebeu que havia um grande espaço para desenvolver o delivery de comida chinesa por aqui.
Inovação – Comida chinesa tinha uma fama ruim no Brasil em função da falta de cuidado de muitos restaurantes com higiene e limpeza. Para contornar esse estigma negativo, Robinson Shiba atacou o problema oferecendo um ambiente limpo, funcionários uniformizados e cozinha aberta ao público. Para Robinson Shiba, honra e valores valem mais do que capacidade na hora de escolher as pessoas que deseja ter na empresa. “Capacidade se constrói, enquanto princípios ou tem, ou não tem”, acentua.
Transformação – O China in Box é o maior delivery de comida chinesa do Brasil, conta com mais de 170 restaurantes espalhadas pelo país, fatura cerca de 300 milhões de reais por ano e emprega mais de 4.500 funcionários.
Camila Klein
Camila Klein sempre foi fascinada pelo universo da cultura e das artes. Apresentada ao mundo da moda ainda pequena pela família, já na adolescência começou a se envolver com contas e pedrarias. Após cursar artes plásticas e desenvolver acessórios para renomadas marcas de roupas, decidiu investir em seu próprio universo e criar, no ano 2000, a marca que leva seu nome.
Inovação – Cria peças de design de luxo com alquimia e sutileza: arquitetura, escultura, artesanato e moda interagem, misturam-se e até mesmo trocam de papéis. Afinal, para que servem os rótulos àqueles que não aceitam padrões? Experimentação, sensibilidade e esmero são os principais guias de uma criação
corajosa e em profunda sintonia com os desejos da mulher contemporânea.
Transformação – A marca, que hoje está presente em todo o país, emprega mais de 200 funcionários e mira na contínua expansão, com notoriedade no Brasil e no mundo, abrindo caminho e ajudando a consolidar o mercado de fashion jewelry de luxo.
Alexandre da Costa – Cacau Show
A Cacau Show surgiu na Páscoa de 1988, quando Alexandre Tadeu da Costa, aos 17 anos, resolveu revender chocolates e logo conseguiu uma encomenda de 2 mil ovos de 50 gramas. Quando o jovem empreendedor chegou com o pedido na fábrica, para sua surpresa, foi informado que não havia possibilidade de produzir os ovos com este peso. Para honrar o compromisso assumido, Costa resolveu produzi-los por conta própria.
Inovação – Comprou a matéria-prima e contratou uma senhora que fazia chocolate caseiro para ajudá-lo neste desafio. Assim, após três dias e com jornadas de trabalho de 18 horas, o pedido foi entregue conforme prometido. O lucro dessa primeira encomenda, aproximadamente US$ 500, foi o capital inicial para que o empresário criasse a Cacau Show. Na época, o empreendimento se estabeleceu em uma sala na empresa dos pais do fundador, no bairro da Casa Verde, zona norte de São Paulo. Logo depois, Alexandre Costa obteve capital suficiente para pagar um aluguel pelo espaço. O empresário se orgulha em dizer que, durante toda a história da empresa, em nenhum momento contou com capital externo ou empréstimos bancários.
Transformação – Hoje a empresa conta com 2 mil franquias em todo o país. A fábrica, instalada em 2006, em Itapevi, interior de São Paulo, possui 70 mil m², sendo 55 mil m² de área construída, e produz uma diversidade de produtos, o que varia de acordo com a campanha. Com cinco fábricas – duas em Itapevi (SP), Campos do Jordão (SP), São Paulo (SP) e Curitiba (PR) – e uma produção de mais de 12 mil toneladas de chocolate ao ano, a Cacau Show está em constante inovação e é uma especialista em trufas.
Martha Medeiros
Martha aprendeu a costurar ainda criança, quando passava as tardes com sua avó materna criando roupas para suas bonecas. Foi em casa com sua avó onde aprendeu os primeiros pontos de renda. Fazer pé de gola, bolso faca e casas de botões. A brincadeira era levada a sério, suas bonecas vestiam desde pequenas peças feitas com primor, até vestidos de noivas. Apaixonada por moda, Martha aos 18 anos começou a vender algumas peças customizadas por ela. Seu sonho era cursar faculdade de moda, mas sem apoio de seu pai acabou ingressando na Faculdade de Direito.
Inovação – Em 1985, abriu sua própria multimarcas, chamada Martha’s Boutique, que vendia peças das grifes Patachou, Renato Loureiro e Andrea Saletto. Atenta, a estilista percebeu que o desejo das clientes de comprar roupas era mais rápido que o ritmo de entrega das fábricas para sua loja. Assim, viu nisso uma oportunidade de adicionar novas peças nas araras e foi atrás das rendeiras da região. Suas criações desde o início foram um sucesso, eram as primeiras a esgotar na loja. A fama da rendeira chique se espalhou rapidamente e suas peças começaram a ficar conhecidas no Brasil. Vendeu muito suas coleções para multimarcas, até que em 2007 abriu uma loja própria na capital alagoana. Martha fez muito sucesso com seus vestidos de noite e concretizou sua carreira vestindo noivas, ao participar do evento Casar, em São Paulo, o que permitiu expandir seu negócio para a capital paulistana, abrindo sua primeira flagship nos Jardins, em 2009.
Transformação – Em 2011, expôs seu trabalho em um museu dedicado à renda, em Calais, na França, ao lado das grandes maisons da moda, como Yves Saint Laurent, Dior e Givenchy. Suas criações têm um DNA forte e hoje são referência e resgatam o valor da renda como matéria-prima. Martha Medeiros, sem dúvida, está levando o artesanato brasileiro para o mundo e suas rendas, feitas à mão, têm conquistado cada vez mais espaço na moda internacional.