Investidores B3

B3 fecha setembro com 3 milhões de investidores pessoas físicas.

Bolsa de Valores

Em setembro deste ano, a bolsa brasileira de valores chegou a 3 milhões de investidores pessoas físicas, sendo assim mais um marco no mundo dos investimentos. Este cenário acontece ainda durante a pandemia da Covid-19 e as migrações de investimentos feitas por conta da redução da Selic, taxa básica de juros, em sua mínima histórica a 2% ao ano. Vale lembrar que em março o número de investidores já estava em 2 milhões, no começo da pandemia e com os rendimentos da população caindo devido a este fator. Confira nosso bate-papo com Daniel Prado, assessor de investimentos e gestor comercial da Chronos Investimentos em Uberlândia. Daniel é também assessor certificado pela Ancord – entidade de classe que congrega corretoras, distribuidoras de aplicações financeiras e agentes autônomos de investimento.

O que levou a B3 chegar aos 3 milhões de investidores?

Há algumas causas principais que fizeram com que o número de investidores registrasse crescimento de 82,4% em 2020, como a busca de aplicações mais rentáveis, em meio ao menor patamar histórico da Selic, agora mantida em 2% ao ano. E também facilidade de acesso às informações sobre investimentos, assim como o movimento das corretoras, bancos de investimentos que estão democratizando e disponibilizando informações de como começar a investir.

Daniel Prado, assessor de investimentos e gestor comercial da Chronos Investimentos

O que esse marco quer dizer para os investidores que já investem?

Isto mostra que o caminho de investir em ações continua sendo uma excelente opção para diversificar a carteira e fugir dos investimentos que proporcionam baixas taxas de rentabilidade, além de mostrar que é possível com baixos valores e em qualquer idade investir na Bolsa Brasileira.

E a oportunidade para pessoas que ainda não investem?

Para quem não investe ainda, olhando para frente, a perspectiva de juros baixos deve continuar impulsionando a Bolsa Brasileira, dado o aumento do fluxo de investidores procurando por uma maior rentabilidade migrados da Renda Fixa (onde há aproximadamente R$ 7,0 trilhões investidos) e da Poupança (quase R$ 1,0 trilhão). Isso mostra que temos uma tendência não só de aumento de pessoas investindo na Bolsa, mas por uma mudança dos investidores dos bancos tradicionais para corretoras e bancos de investimentos.

Uma das vacinas em teste para Covid-19

O que esperar deste final de 2020?

O ano de 2020 foi único, onde todos os países foram afetados pela pandemia da Covid-19, e tiveram que, de forma rápida, reagir aos danos causados para a economia e evitar consequências piores a curto, médio e longo prazo. O Brasil precisa de avanços da vacina e de uma série de mudanças estruturais que necessitam ser aceleradas, como a reforma administrativa e no âmbito fiscal, que irão ajudar a recuperação da economia nos próximos meses. Isso facilitará a entrada de novos investidores e a atratividade do Brasil para os investidores estrangeiros.

Temos boas perspectivas para 2021?

Se for seguido o mesmo movimento que está acontecendo nos últimos anos na Bolsa Brasileira teremos cada vez mais a entrada de novos investidores buscando uma alternativa de investir em ações. O cenário atual é de muito otimismo para esses investidores. A farmacêutica americana Pfizer, em parceria com a BioNTech, anunciou que a vacina contra a Covid-19 desenvolvida por elas está na terceira fase e indica 90% de eficácia. Isso vem deixando o mercado animado e com esperança de bons momentos na saúde e também na economia global. Além disso, a vitória do Joe Biden como novo presidente dos Estados Unidos também deu um respiro para os mercados. Após o anúncio, o Ibovespa abriu positivo com uma variação de +1,17% e chegando aos 105 mil pontos. No cenário exterior também reagiu bem às expectativas das eleições americanas, levando o S&P e o Nasdaq a variarem positivamente entre 7% e 9%.

O presidente democrata eleito Joe Biden

Laura Lanny é jornalista e articulista de Economia.

[email protected]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Políticas de Privacidade e Termos e condições, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.