Produzir conteúdo não é só escrever ou fazer vídeo no celular.
Escrevo para marcas há muitos anos. Comecei ainda na década de 1990, quando migrei do Jornalismo para a Comunicação Organizacional. Na época, além de produzir conteúdo para colaboradores da empresa, eu também escrevia para clientes, jornalistas, investidores e comunidade. Era um tempo de fronteiras bem claras: a propaganda vendia, o jornalismo informava, as relações públicas conscientizavam e promoviam engajamento. Salta para 2020. Jornalismo, propaganda e relações públicas são campos do conhecimento cada vez mais juntos e misturados, permeados pela força da produção de conteúdo para plataformas digitais. Muitas empresas deixaram de investir em propaganda tradicional e em assessoria de imprensa e direcionaram suas estratégias para portais de conteúdo de marca. Alguns anunciam essa tendência como “o fim da desintermediação” entre a marca e seu público. O consumidor de informação busca cada vez menos jornais, revistas, TVs comerciais. Na internet, poucos cliques ajudam a pular propagandas inconvenientes. Resta capturar a atenção por meio de histórias bem contadas, conteúdos úteis sobre como seu negócio pode ajudar a pessoa a atingir seu objetivo. Produzir conteúdo não é só escrever ou fazer vídeo no celular. Envolve análise de dados, conhecimento de tendências, visão abrangente de mercado, criatividade, domínio de várias plataformas, linguagem adequada, construção da voz da marca e, principalmente, histórias a serem contadas. São elas que vão atrair, capturar a atenção e cultivar o bom relacionamento com o consumidor / leitor. Já não falamos em campos separados da comunicação. Vivemos a economia da atenção, onde a intermediação dos canais tradicionais deixa de existir. Todos se comunicam com todos, a qualquer tempo. As histórias bem contadas – produzidas com qualidade e entregues ao público pelo canal certo – cativam, engajam, informam e vendem. Este parece ser o caminho da comunicação no presente. Amanhã? Já deve ter alguém pensando nisso!
Adriana Sousa é jornalista, produtora de
conteúdo e professora universitária.