A essência vale mais que a aparência

Em um momento de busca por referências, mais do que nunca, a comunicação torna-se o liame entre a esperança e o futuro

Há poucos dias eu estava dirigindo, no trecho urbano, da BR 365, próximo ao bairro Roosevelt, quando a imagem da imponente Bandeira Brasileira, hasteada em uma empresa às margens da Rodovia, me fez refletir. Num primeiro momento sempre vem à nossa mente a ideia de que ela representa nossas riquezas naturais: o verde das matas, o amarelo do ouro, etc. Mas a história está aí e não me deixa mentir: as cores, que passaram a ser usadas após a Proclamação da Independência, fazem referência ao verde da Casa de Bragança, de Dom Pedro 1º, de Portugal, e ao amarelo da Casa de Habsburgo, de Maria Leopoldina, da Áustria. Sim, bem nobre, mas nada original.

É interessante falar sobre isso porque os símbolos, assim como as marcas, são fundamentais para inspirarem pessoas. E, infelizmente, mais do que nunca, estamos necessitados de boas influências. O momento, como não poderia ser diferente, traz muitas incertezas, além de uma pesada carga de tristeza e dor. A questão é como estamos nos comportando diante disso. A esperança deve manter-se presente assim como uma bandeira que tremula ao vento e serve para nos lembrar nossos ideais.

Dessa forma, com muitas pessoas em pânico, pressionadas pelas circunstâncias, as empresas precisam ocupar o seu lugar. Aliás, ultimamente um espaçoso lugar, pois, estamos carentes de lideranças inspiradoras. Esse é o momento que uma marca tem para marcar presença. É hora de pôr à prova seus valores, que não podem simplesmente serem letras bonitas que no momento de necessidade escondem-se. Afinal, a economia é um dos pilares da vida em sociedade, e, por isso, para que não faltem empregos, renda e comida na mesa de milhares de pessoas, é preciso ter compromisso com o futuro e, se for preciso, reinventar-se.

Aliás, lembrei novamente da nossa bandeira. É que na hora de inserir a frase, inspirada no positivismo, de Augusto Comte, esqueceram do que para mim é a parte mais importante. No original diz o amor por princípio, a ordem por base e o progresso por fim. Bem sabemos que o amor, em seu amplo significado, não combina com omissão ou descuido. Então, avante.

Denise Rocha é jornalista e faz postagens sobre comunicação no seu perfil no Instagram: eu_deniserocha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Políticas de Privacidade e Termos e condições, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.