Ter coragem de dar um basta é o primeiro passo para ser FODA, já que coragem não é a ausência de medo e sim, a ação de avançar apesar do medo
O que é ser FODA para você?
Hoje quero falar sobre uma provocação bem humorada que carrega um termo não muito comum no meio empresarial, mas que, certamente, possui a capacidade de nos levar à reflexão sobre quem somos, o que temos feito e no que queremos nos transformar durante nossa trajetória.
Dia desses, nas andanças pelas poucas livrarias que sobraram aqui onde estou morando, saltou-me aos olhos um livro com o título ‘SEJA FODA’, do autor Caio Carneiro. Na mesma hora, a minha imaginação foi ativada e então pensei: “o que teria de importante para aprender aqui que me tornaria, de fato, FODA?”. E foi com essa motivação que o levei para casa, para fazer parte de nosso arsenal de obras literárias que, viciosamente, não abrimos mão de devorar, com alta frequência, em cada frestinha de tempo que garimpamos nos nossos dias corridos.
Na minha percepção, sua chamada e maior apelo é o de levar o leitor a pensar, por alguns instantes, em qual sentimento, percepção e imagem teremos de nós mesmos e a que os outros terão no final de nossa jornada por aqui. Será que seriamos capazes de bater no peito com o coração cheio de felicidade, sem falsa modéstia, com plena convicção e serenidade e dizer: “minha vida foi FODA!”?
O livro transmite e ensina comportamentos e atitudes para conquistar, em todos os aspectos das nossas vidas, resultados incríveis. Ele provoca e acaba por se tornar fonte de inspiração, não só para que busquemos ter o “espírito elevado” e sonhar com coisas inimagináveis, mas também nos desafia a tomarmos consciência do que precisamos fazer para realizar cada um de nossos sonhos.
A proposta é ENFODERAR-SE! E sabe o que, de fato, o autor quer dizer com isso? Ser FELIZ, OTIMISTA, DETERMINADO E ABUNDANTE! Show de bola né?! Eu curti demais. Dá para começar a entender porque queremos tanto ser fodas.
Ter coragem de dar um basta é o primeiro passo para ser FODA, já que coragem não é a ausência de medo e sim, a ação de avançar apesar do medo. E é disso que precisamos ser feitos: de coragem!
Ter a inspiração como propósito também nos leva a ser FODA.
A confiança gera em nós um processo transformador e sem ela não haveria riscos, logo, nenhum progresso alcançado.
Finalmente, falando de nossa decisão e atitude, o autor deixa uma frase que leva muitos à reflexão: “não peça a Deus para guiar os seus passos se você não estiver disposto a mover os seus pés”. E você? Anda se movendo rumo aos seus sonhos?
E só para lembrar: nossa vida está entre o nosso maior desejo e o nosso maior temor. Então, bora viver e ser FODA!