Não basta ter um bom planejamento na gaveta, é necessário disseminá-lo
No artigo anterior, tratamos dos principais erros na preparação do Planejamento Estratégico. Agora, comentaremos sobre as falhas após a “equipe principal” ter elaborado tal documento.
Uma parte significativa dos planejamentos ainda fica na gaveta, com acesso restrito. O Planejamento Estratégico deve ser compartilhado de forma inteligente com toda a organização. A primeira dificuldade é que poucos sabem o que significa estratégia e sua importância. Ela “é caminho para atingir os objetivos de longo prazo”, evita que a empresa fique na folha, ignorando a floresta. Se parte da equipe desconhece as intenções estratégicas, não há como se engajar no processo, podendo até atuar contra ele.
O segundo erro é não adequar a estrutura ao planejado. O ambiente empresarial exige mudanças, pequenas ou grandes cirurgias, o que demanda profissionalismo, mais razão do que coração, porque as organizações atuam em arenas. Com isso, todos somos gladiadores. Os que não se alinham aos novos processos são desertores, comprometem a sobrevivência da empresa.
Não basta ter um bom planejamento na gaveta, é necessário disseminá-lo, dividir responsabilidades, adequar com coragem a estrutura, gerenciar com rigor a execução, ter objetivo, foco e “lutar” de acordo com que acontece na arena chamada mercado. Bem-vindo ao mundo real!
Hélio Mendes é Consultor de Estratégia e Gestão, professor da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, com curso de Negociação pela University of Michigan, Gestão Estratégica pela University of Copenhagen e Fundamentos Estratégicos pela University of Virginia.
[email protected] | www.institutolatino.com.br