AdoleSER – desafios, riscos e oportunidades

A adolescência é, sem dúvida, um período de muitos aprendizados. Alguns enxergam como uma fase desafiadora. Na verdade, é uma fase de oportunidades. Para dialogar com os estudantes desta etapa, precisamos compreender melhor as transformações da adolescência para rompermos com estigmas desta fase. Apesar de ser um momento em que eles estão desenvolvendo processos como autonomia, maturidade e autoconhecimento, é, também, um período em que o cérebro está bem ativo e fazendo muitas conexões.

Nessa fase em que o cérebro dos estudantes está mais maleável, eles estão abertos a novas ideias e, consequentemente, aprendem muito. Por isso, ao contrário do que muitos pensam, a adolescência deve ser encarada como uma grande chance, não apenas de trabalhar conteúdos, mas de também desenvolver competências importantes para vida.

Assim sendo, a escola precisa ser um espaço acolhedor, interessante e que os tire da passividade e os coloquem como protagonistas na construção do conhecimento. Por isso, é primordial estimular a interação entre eles, bem como a utilização de estratégias que permitam trabalhar, em colaboração, com resolução de problemas, sempre privilegiando o mão na massa, o aplicar, o errar e o refazer.

Isso tudo regado à criatividade, inovação, resiliência e empatia, habilidades essenciais para o processo saudável, desafiante e cheio de oportunidades do adoleSER. Afinal, os estudantes merecem vivenciar todas essas etapas que envolvem o aprender.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Políticas de Privacidade e Termos e condições, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.