Dores nas costas? Praticar yoga pode ajudar você

Tais dores são incômodos que, muitas vezes, tiram a alegria do cotidiano e aumentam a carga de estresse

Muitas pessoas sentem constantes dores nas costas, seja por má postura, problemas de saúde, obesidade, desgaste ósseo, tabagismo, excesso ou falta de atividades físicas, sedentarismo e, até mesmo, pelo tipo de colchão que utilizam na hora do sono. Tais dores são incômodos que, muitas vezes, tiram a alegria do cotidiano e aumentam a carga de estresse, justamente porque parecem nunca ter solução.

Normalmente, quem sente, opta por tomar analgésicos para aliviar. A grande verdade é que os analgésicos até podem aliviar temporariamente a dor, mas logo ela se apresenta novamente e, muitas vezes, aumenta a carga de desânimo e estresse de quem é obrigado a conviver com isso.

Se esse é o seu caso, saiba que o yoga pode ser uma ferramenta muito útil, especialmente porque promove o alongamento das costas, a flexibilidade de todo o corpo e fortalece os músculos, sendo capaz de lhe devolver costas completamente sem dor, de forma natural e contínua.

Na prática, são realizados exercícios em todas as direções da coluna, ou seja, para frente, para trás, para os lados e torções que, juntos, são capazes de fortalecer costas e abdômen. O yoga trabalha a consciência corporal e a constância nas aulas é capaz de endireitar a coluna, o que, consequentemente, alivia as dores.

Duas posturas (asanas) que auxiliam bastante no combate às dores nas costas são Adho Mukha Svanasana (Postura do Cachorro Olhando para Baixo) e Bidalasana ou Marjariasana (Postura do Gato). A primeira consiste em apoiar joelhos e mãos no chão, alinhados com o quadril e, em seguida, elevar o quadril, alinhando costas, braços e cabeça, de forma que o corpo parece a letra V invertida. A segunda, apoiados mãos e joelhos no chão, alinhados também com o quadril, consiste em elevar cabeça e glúteos ao mesmo tempo, de modo a arquear a coluna para baixo e, em seguida, abaixar cabeça e glúteos, arqueando a coluna para cima. Todos os movimentos devem ser lentos e acompanhados de respiração (pranayamas) para potencializar o resultado.

É possível praticar yoga sozinho em casa, mas recomenda-se que faça isso somente após ter tido aulas com instrutor(a) habilitado(a), que tem conhecimentos específicos para corrigir as posturas e, dessa forma, evitar possíveis lesões. E ainda que consulte seu médico antes de iniciar a prática, como em qualquer atividade física.

O alívio para dores nas costas é apenas um dos múltiplos benefícios que a prática constante e consistente de yoga proporciona. Pratique yoga e tenha uma vida mais saudável e feliz. Namastê!

Christyene Faleiros

Instrutora de meditação e yoga, poeta e palestrante.

Instagram: @chrisfaleiros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Políticas de Privacidade e Termos e condições, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.