O que o seu peso na balança realmente significa?

Uma vez que o processo de emagrecimento é lento e a ausência de resultados imediatos pode trazer desânimo

Muitas pessoas que estão em busca da perda de peso costumam ter o hábito de se pesar frequentemente, mas poucas se dão conta de que a balança não é um bom parâmetro para avaliar se os objetivos estão sendo atingidos ou não.

Além disso, esse hábito (pesagem frequente) pode acabar resultando em uma autoestima mais baixa, menor satisfação corporal e também alguns sintomas de depressão, uma vez que o processo de emagrecimento é lento e a ausência de resultados imediatos pode trazer desânimo, frustração e até abandono do processo. Portanto, podemos listar 5 razões pelas quais você deve desapegar da balança:

1. Não há como saber o que o número representa – A balança só te mostra o peso, mas não informa nada sobre de onde vieram os quilos. Por exemplo, você pode ter tido uma diminuição da gordura corporal e um ganho de massa muscular, entretanto o peso continuará sendo o mesmo. Ou o ponteiro pode até abaixar e, em contrapartida, você não teve diminuição da gordura corporal. Entenda que diminuir a gordura do seu corpo é diferente de perder peso.

2. Variações ao longo do dia são normais – A ingestão de água, o funcionamento do intestino, o volume de comida e vários outros fatores fazem o peso do corpo oscilar durante o dia. É completamente normal!

3. Formatos diferentes de corpos podem ter o mesmo peso – Não há por que comparar o seu peso ao peso de outra pessoa, uma vez que a balança não mostra a composição corporal

4. O aumento do peso pode ter vários motivos:

• Inchaço por conta do calor ou da TPM;

• Acúmulo de glicogênio muscular;

• Intestino preso;

• Alto consumo de sódio.

5. Seu peso não te faz melhor ou pior do que ninguém – Você não escolhe gostar das pessoas de acordo com o peso delas, certo? Então por que seria assim com você? O peso é só um número, ele não te define! Para que você tenha resultados é preciso enxergar muito além do peso, tenha uma alimentação saudável e uma vida de exercícios ativa. O emagrecimento é um processo gradativo, que para ser mantido a longo prazo, deve ser feito de maneira sustentável, sem radicalismos. Quanto à balança, não se preocupe tanto assim com ela, goste do que você está vendo em você!

Juliana Veloso Nutricionista (CRN9-21891)

Nutrição clínica, esportiva e comportamental.

Instagram @julianavelosonutri / Face: Ju Veloso Nutri

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Políticas de Privacidade e Termos e condições, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.