Recentemente, encerramos março, o mês em que, merecidamente, comemoramos o Dia da Mulher. Escrevo Mulher com M maiúsculo, pois todas nós somos dignas de todas as homenagens. Não poderia deixar de escrever sobre um tema que, cada vez mais, vem crescendo e que é um grande motivo de orgulho para todas as mulheres: o empreendedorismo feminino.
Poucos sabem, mas o Brasil é o 7ª país com o maior número de mulheres empreendedoras. É muito bonito ler e falar sobre isso, porém, a prática e bastante difícil e, ainda, acompanhada de alguns tabus sociais.
Seus desafios são inúmeros como a dificuldade de acesso ao crédito, falta de representatividade no mercado e, principalmente, o peso da dupla jornada. Com isso, muitos chegam a questionar a capacidade de dedicação feminina e, consequentemente, há limitação de oportunidades para mães e esposas, por exemplo.
Para ilustrar ainda mais tudo que estamos falando, podemos citar, como um grande exemplo de empreendedorismo feminino, Luiza Helena Trajano, presidente do Magazine Luiza, que é uma das 3 mulheres mais poderosas do Brasil. Sua rede começou com uma loja comprada por seus tios, onde ela, aos 12 anos era balconista. Passou por diversos cargos e, desde 2008, se tornou presidente da empresa, com um sucesso que aumenta cada dia mais.
Que cada vez mais nos inspiremos em mulheres como Luiza e que sejamos donas de nossas próprias vidas. Algumas dicas podem nos auxiliar a nos desenvolvermos como empreendedoras, como por exemplo:
• Seja mais autoconfiante para encarar de frente os desafios do mercado;
• Construa uma boa rede de apoio e networking;
• Seja focada em inovação, pense em novas formas de inovar o mercado;
• Atualize seus conhecimentos, se torne especialista naquilo que for trabalhar;
• Procure iniciativas voltadas a mulheres, para que juntas possam unir forças.
O importante é nos atentarmos à conscientização do mercado sobre o assunto e buscarmos sempre mais igualdade de gênero. Ressaltando que o empreendedorismo feminino permite maior espaço e reconhecimento profissional.