Vai viajar de avião e, desde o momento em que comprou a passagem, o medo se instala? Toda vez que pisa em um aeroporto, o coração acelera e parece querer sair pela boca? Não pode nem ouvir falar em viagem de avião que fica apavorado? Acredite! Você pode se livrar desse medo de uma forma bem tranquila: respirando com consciência.
Pode parecer assustador para muita gente que um equipamento tão pesado quanto um avião possa permanecer durante horas a fio, acima das nuvens, em uma velocidade bastante rápida e transportar pessoas sem despencar do céu. Para outros, é a imagem da possibilidade de queda da aeronave que tira o ar só de pensar. E muitos não fazem ideia de onde vem esse medo de voar.
Talvez você se pergunte o que a respiração tem a ver com medo de avião. E a resposta é: tudo. Como seria possível deter esse pânico e conseguir voar tranquilamente? Simplesmente, respirando com consciência e foco. Nesse ponto, sua incredulidade pode ter ultrapassado o limite da permanência, mas vamos às explicações que, na verdade, são o mais importante.
Para que a respiração seja eficaz contra o pânico de voar, é preciso dominar as técnicas de respiração consciente, ou seja, aprender a respirar corretamente e com foco no inspirar, no expirar e nos intervalos entre um e outro, que podem, inclusive, ser estendidos por um tempo maior do que o habitual.
Uma forma bem simples de começar a praticar um dos tipos de respiração consciente é a respiração completa. Simples na forma e complexa no fundo, essa respiração é capaz de promover tranquilidade imediata e bem estar em várias situações, inclusive, antes de um voo de avião.
A técnica consiste em deixar ambas as mãos apoiadas no abdômen, próximas ao umbigo e deixar o ar entrar pelo nariz bem lentamente até poder observar as mãos se movimentando juntas ao abdômen. Depois, expirar pelo nariz, bem lentamente, sentindo suas mãos abaixarem com o movimento.
Após, suba as mãos até ficarem sobre a região dos pulmões e repita a respiração bem lentamente, acompanhando o subir e descer de ambas com a entrada e a saída de ar dos pulmões. Por fim, coloque as mãos sobre a clavícula (uma de cada lado) e repita a respiração, observando também o movimento de sobe e desce.
Repita as três fases algumas vezes. Você pode fazer isso sentado, de pernas cruzadas e coluna reta (não rígida) ou, ainda, deitado confortavelmente. Essa técnica vai propiciar tranquilidade e bem estar e, mantendo o foco na respiração, é possível deixar de pensar no medo, de sentir o pânico que, aos poucos, vai desaparecendo, dando lugar à calmaria interna quando se tratar de voar de avião.
Existem várias outras técnicas de respiração consciente do yoga (pranayamas) e, para realizá-las com eficiência e ter melhores resultados, é necessário que você aprenda com um(a) instrutor(a) de yoga que as ensine corretamente e supervisione durante a prática.
Portanto, se você tem medo de voar, comece logo a praticar yoga e utilize os exercícios respiratórios a seu favor. Namastê!