Tem medo de voar de avião? Livre-se dele com respiração consciente

Vai viajar de avião e, desde o momento em que comprou a passagem, o medo se instala? Toda vez que pisa em um aeroporto, o coração acelera e parece querer sair pela boca? Não pode nem ouvir falar em viagem de avião que fica apavorado? Acredite! Você pode se livrar desse medo de uma forma bem tranquila: respirando com consciência.

Pode parecer assustador para muita gente que um equipamento tão pesado quanto um avião possa permanecer durante horas a fio, acima das nuvens, em uma velocidade bastante rápida e transportar pessoas sem despencar do céu. Para outros, é a imagem da possibilidade de queda da aeronave que tira o ar só de pensar. E muitos não fazem ideia de onde vem esse medo de voar.

Talvez você se pergunte o que a respiração tem a ver com medo de avião. E a resposta é: tudo. Como seria possível deter esse pânico e conseguir voar tranquilamente? Simplesmente, respirando com consciência e foco. Nesse ponto, sua incredulidade pode ter ultrapassado o limite da permanência, mas vamos às explicações que, na verdade, são o mais importante.

Para que a respiração seja eficaz contra o pânico de voar, é preciso dominar as técnicas de respiração consciente, ou seja, aprender a respirar corretamente e com foco no inspirar, no expirar e nos intervalos entre um e outro, que podem, inclusive, ser estendidos por um tempo maior do que o habitual.

Uma forma bem simples de começar a praticar um dos tipos de respiração consciente é a respiração completa. Simples na forma e complexa no fundo, essa respiração é capaz de promover tranquilidade imediata e bem estar em várias situações, inclusive, antes de um voo de avião.

A técnica consiste em deixar ambas as mãos apoiadas no abdômen, próximas ao umbigo e deixar o ar entrar pelo nariz bem lentamente até poder observar as mãos se movimentando juntas ao abdômen. Depois, expirar pelo nariz, bem lentamente, sentindo suas mãos abaixarem com o movimento.

Após, suba as mãos até ficarem sobre a região dos pulmões e repita a respiração bem lentamente, acompanhando o subir e descer de ambas com a entrada e a saída de ar dos pulmões. Por fim, coloque as mãos sobre a clavícula (uma de cada lado) e repita a respiração, observando também o movimento de sobe e desce.

Repita as três fases algumas vezes. Você pode fazer isso sentado, de pernas cruzadas e coluna reta (não rígida) ou, ainda, deitado confortavelmente.  Essa técnica vai propiciar tranquilidade e bem estar e, mantendo o foco na respiração, é possível deixar de pensar no medo, de sentir o pânico que, aos poucos, vai desaparecendo, dando lugar à calmaria interna quando se tratar de voar de avião.

Existem várias outras técnicas de respiração consciente do yoga (pranayamas) e, para realizá-las com eficiência e ter melhores resultados, é necessário que você aprenda com um(a) instrutor(a) de yoga que as ensine corretamente e supervisione durante a prática.

Portanto, se você tem medo de voar, comece logo a praticar yoga e utilize os exercícios respiratórios a seu favor. Namastê!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Políticas de Privacidade e Termos e condições, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.