Proteger seus funcionários contra o assédio sexual no ambiente de trabalho não é apenas uma imposição legal, mas também uma obrigação moral, como seres humanos. A realidade é que o assédio sexual é uma parte indefensável e verdadeiramente vil da sociedade. E é importante compreender que isso inclui piadas sexuais, brincadeiras, toques, gestos, olhares e comentários sexuais. Cabe ao empregador adotar medidas e definir a cultura, deixando claro os padrões de comportamento esperados por todos no local de trabalho.
Sua empresa precisa se preparar para isso plenamente, colocando medidas para garantir que todos estejam seguros. Com base nisso, estabelecer os passos certos para ajudá-los a se livrar, (ou relatar sem preocupação ou medo) dos casos de assédio sexual, intimidação ou desconforto de qualquer tipo. Como sua empresa pode adotar práticas para manter sua equipe segura?
• Exija dos superiores a obrigação extra de dar o exemplo, jamais permita que use o poder para outras finalidades;
• Defina os padrões de comportamento esperados por todos no local de trabalho;
• Crie o Código de Conduta interno;
• Estabeleça canais de denúncias;
• Investigue todas as alegações de forma justa e rápida.
Após, certifique-se de que as políticas e princípios da empresa são conhecidos por todos os funcionários. Eles devem saber o que fazer se vivenciarem assédio sexual, as medidas que serão tomadas pela empresa e as consequências decorrentes do fato.