A pandemia nos trouxe, ainda mais próxima a questão da escrita. O afastamento social fez com que ferramentas de comunicação por meio da escrita, se sobressaíssem mais ainda, principalmente, no mercado corporativo. Então, já pensou como você está passando sua mensagem por meio das palavras?
E-mail: qual cuidado que devemos ter? Primeiro, comece o texto cumprimentando a pessoa (por mais intimidade que tenha); “bom dia”, “boa tarde” ou “boa noite”, abrirá portas, além de ser muito gentil para quem recebe a mensagem. Esqueça letras maiúsculas, pois, já sabem, mas não custa repetir, passa a impressão que você está gritando com quem está lendo. Isso é muito desagradável e deselegante. Termine o texto com agradecimento. Isso é o básico.
Ofícios: recomenda-se seguir as normas técnicas do manual da Presidência da República, mas queria chamar atenção para os pronomes de tratamento. Nem todos são Vossa Excelência e, principalmente, Ilustríssimo Senhor (que já caiu em desuso).
Whatsapp: por mais que esse meio de comunicação seja eficaz, prático e rápido, evite mandar assuntos profissionais fora de horário comercial. Programe sua caixa de transmissão para atender durante o horário de funcionamento das empresas. Evite mandar textos grandes e, principalmente, áudios intermináveis. Quer falar muito? Ligue.
Aproveite, sim, os meios de comunicação rápidos, dinâmicos, que temos nesse nosso novo mundo, só não esqueça que são seres humanos do outro lado, lendo a mensagem que você quer passar. Umas regrinhas que aprendemos com as mamães de plantão são sempre bem-vidas. Boa sorte!